De ´humanzés´ a supervírus – Como a China se tornou a lixeira para experimentos ao estilo Frankenstein

Um transplante de cabeça realizado em um macaco na China como parte de um estudo por um cientista italiano

A CHINA foi acusada de se tornar o esgoto global de experimentos no estilo Frankenstein, que criam animais híbridos e correm o risco de liberar vírus ainda mais mortíferos do que o Covid.

O aviso foi feito por um importante cientista, pois continua a ser alegado que Covid-19 pode ter vazado do Instituto de Virologia de Wuhan, onde os vírus se tornaram mais infecciosos.

Os experimentos irrestritos da China, muitas vezes envolvendo cientistas ocidentais, ficaram sob os holofotes quando um polêmico relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as origens da Covid rejeitou a teoria do vazamento de laboratório, mesmo quando os chefes da OMS pediram uma nova investigação.

Mas é sabido que o Estado-Partido Comunista tem realizado todos os tipos de pesquisas perigosas e eticamente controversas que podem não ser permitidas nos países ocidentais.

Alega-se que alguns cientistas tentam se esquivar da regulamentação ou das considerações éticas “terceirizando” experimentos polêmicos para laboratórios na China.

Híbridos homem-macaco, vírus incrementados, transplantes de cabeça e edição de genes são apenas alguns dos testes realizados por cientistas chineses.

Os experimentos com o “vírus Franken” foram proibidos por um tempo nos Estados Unidos devido ao temor de um vírus potencializado vazando dos laboratórios – o que pode causar pandemias devastadoras como as que o mundo está experimentando agora.

Outros experimentos em animais e com genes humanos também são malvistos no Ocidente, então podem ser enviados à China para evitar considerações éticas ou regulatórias.

É imperdoável e irresponsável que alguns países do mundo ocidental estejam ‘terceirizando’ pesquisas biotecnológicas arriscadas para países como a China

Dr. Roland Wiesendanger, Universidade de Hamburgo

O cientista alemão Dr. Roland Wiesendanger, da Universidade de Hamburgo, disse ao The Sun Online: “É imperdoável e irresponsável que alguns países do mundo ocidental – como os EUA, mas também a Alemanha e outros países europeus – estejam ‘terceirizando’ pesquisas biotecnológicas arriscadas para países como a China.

“Em alguns casos, isso é feito até porque as regras éticas que existem na maior parte da Europa proibiriam que algumas classes de pesquisa biotecnológica fossem conduzidas nos países de origem.”

A China também planeja construir mais sete laboratórios de alta segurança – os mesmos do Wuhan Institute of Virology (WIV) – até 2025, enquanto o estado comunista busca se estabelecer como uma superpotência biotecnológica.

Cientistas chineses também criaram um modelo para estudar o SARS-CoV-2 criando ratos com características de pulmão semelhantes às humanas, usando tecnologia de edição de genes para dar aos ratos células pulmonares com o receptor ACE2 – que permite ao vírus infectar humanos.

Um funcionário da embaixada dos EUA em Pequim disse ao Washington Post que havia uma “galáxia inteira de atividades, incluindo laboratórios e laboratórios militares em Pequim e Wuhan brincando com coronavírus em camundongos ACE2 em laboratórios inseguros”.

Super vírus

Chinese scientists have been carrying out ‘gain of function’ research on viruses

Credit: AP

Sabe-se que cientistas chineses realizam pesquisas para mexer com vírus e torná-los mais infecciosos.

Conhecidos como experimentos de “ganho de função”, eles foram originalmente proibidos nos Estados Unidos em 2014 – mas foram reintroduzidos pelo National Institutes of Health (NIH) em 2017.

Estudos eram conhecidos por ajudar os cientistas a se prepararem para uma pandemia, mas levantaram temores sobre o que poderia acontecer com o vírus que escapou do laboratório.

O NIH financiou essa pesquisa perigosa no WIV por meio de uma doação da EcoHealth Alliance – mas não há nenhuma ligação comprovada entre esses experimentos e a Covid.

E enquanto as questões giram sobre as origens da Covid, alguns renovaram os apelos para a proibição de pesquisas arriscadas.

O Dr. Wiesendanger disse ao The Sun Online que um vírus corrigido no laboratório pode ser ainda mais devastador do que a Covid – potencialmente com uma taxa de mortalidade de até 80 por cento.

Ele disse: “Os métodos biotecnológicos atuais, conforme usados em experimentos de ganho de função, poderiam ser usados para combinar propriedades de vírus com uma taxa de transmissão de pessoa para pessoa muito alta e uma taxa de mortalidade muito alta.

“Precisamos urgentemente de regulamentações e pesquisas internacionais para esses tipos de experimentos.”

Richard Ebright, um biólogo molecular da Rutgers University em New Jersey, disse anteriormente ao The Sun Online: “A pesquisa de ganho de função preocupante – não importa onde seja realizada – corre o risco de criar novos patógenos pandêmicos e de desencadear novas pandemias.”

Híbridos de humanos e macacos

Uma equipe liderada por cientistas espanhóis na China afirma ter criado um embrião híbrido humano-macaco usando técnicas científicas inovadoras. Na foto: um embrião

Cientistas chineses cultivaram o primeiro híbrido humano-macaco do mundo em 2019 sob a supervisão de pesquisadores da Espanha e dos Estados Unidos – que foi apelidado de “humanzee” ou “chim-man-zee”.

O experimento juntou genes para criar um macaco com células humanas em testes para ver se órgãos humanos poderiam ser cultivados a partir de transplantes usando células-tronco.

Diz-se que a criatura poderia ter crescido e nascido, mas os cientistas abortaram o processo.

Os embriões apresentavam uma “linha vermelha” com 14 dias de gestação, o que significa que não podem crescer e desenvolver o sistema nervoso.

Cientistas da equipe do Instituto Salk de Estudos Biológicos e da Universidade Católica de Murcia até admitiram que o material foi transportado na China para evitar preocupações éticas.

A China é … vista como uma lixeira e um tubo de ensaio gigante para todos os tipos de pesquisas perigosas e eticamente controversas proibidas pelos países ocidentais, semelhante a como se tornou uma lixeira para lixo reciclável nas últimas décadas

Christina Lin, analista de política externa e de segurança com base na Califórnia

Nos Estados Unidos, os fundos federais não podem ser usados para criar embriões mistos de humanos e macacos – enquanto não existe tal regra na China.

O experimento causou polêmica, pois foi classificado como “perturbador” por um cientista, e até mesmo a própria equipe levantou questões éticas sobre o híbrido.

Christina Lin, uma analista de política externa e de segurança baseada na Califórnia, apontou que, nos EUA, o Instituto Nacional de Saúde proíbe o financiamento federal para a criação de embriões de macaco humano, enquanto no Canadá, colocar células-tronco não humanas em embriões humanos era um crime sob a Lei de Reprodução Humana Assistida.

Escrevendo sobre suas preocupações no Asia Times, ela disse: “A China é, portanto, vista como uma lixeira e um tubo de ensaio gigante para todos os tipos de pesquisas perigosas e eticamente controversas proibidas pelos países ocidentais, semelhante a como se tornou uma lixeira para lixo reciclável em décadas passadas.”

Transplantes de cabeça

Um camundongo recebeu um transplante de cabeça como parte de experimentos bizarros. Crédito: Dr. Xiaoping Ren / WSJ

Os médicos Ren Xiaoping e Sergio Canavero dizem que repararam a medula espinhal totalmente cortada em animais. Crédito: SCMP / Canavero

Enquanto isso, o cientista italiano Sergio Canavero está realizando experimentos de transplante de cabeça com o Dr. Ren Xiaoping na Harbin Medical University, China.

No final das contas, eles querem realizar o primeiro transplante de cabeça humana do mundo em um ser humano.

A dupla publicou em um jornal científico os resultados dos transplantes, que mostraram que macacos e cães foram capazes de andar novamente depois que suas medulas espinhais foram “totalmente cortadas” durante a cirurgia e depois montadas novamente.

Fotos divulgadas dos experimentos mostram um macaco com a cabeça costurada no pescoço, enquanto outras imagens mostram ratos cujas espinhas foram cortadas sendo ensinados a andar novamente.

Canavero disse que o macaco só foi mantido vivo por 20 horas após o procedimento, depois de conectar o suprimento de sangue entre a cabeça e o novo corpo.

O trabalho do Dr. Ren é patrocinado pelo governo chinês – e um transplante de cabeça deveria ser realizado no russo Valery Spiridonov, gravemente deficiente.

Macaco-porco

Frankenswine … os primeiros híbridos macaco-porco do mundo foram criados

Os primeiros híbridos de macaco-porco do mundo nasceram como parte de experimentos no Laboratório Estadual de Células-Tronco e Biologia Reprodutiva em Pequim.

Células-tronco de macacos macacos foram cultivadas em laboratório e, em seguida, injetadas em embriões de suínos cinco dias após a fertilização – com o objetivo de cultivar órgãos humanos em animais.

Dos mais de 4.000 implantados em porcas, nasceram dez leitões. Mas apenas duas eram quimeras – animais que possuem células de duas espécies diferentes – e ambas morreram em uma semana.

E naquele mesmo ano, cientistas chineses “hackearam” um grupo de macacos para torná-los mais espertos – em um experimento considerado “imprudente” por especialistas.

O experimento envolveu a exposição de macacos a genes humanos que afetam o desenvolvimento de nossos cérebros.

O Dr. James Sikela, da Universidade do Colorado, disse: “O uso de macacos transgênicos para estudar genes humanos ligados à evolução do cérebro é um caminho muito arriscado.

“É um problema clássico de encostas escorregadias e esperamos que ocorra novamente à medida que esse tipo de pesquisa é realizado.”

Editores de genes de bebês

Cientistas chineses criaram os primeiros bebês com edição genética do mundo

O cientista chinês He Jiankui criou os primeiros bebês com edição genética do mundo em 2019 – com sua equipe envolvida no nascimento de três bebês emendados de duas mulheres.

Ele disse que usou uma ferramenta chamada CRISPR para tentar desativar um gene que permite que o vírus da Aids entre em uma célula, em uma tentativa de dar às meninas a capacidade de resistir à infecção.

A ferramenta CRISPR foi testada em outros lugares em adultos para tratar doenças, mas muitos na comunidade científica denunciaram seu trabalho como clinicamente desnecessário e antiético, porque qualquer alteração genética poderia ser transmitida às gerações futuras.

Os experimentos foram apelidados de “monstruosos” por outros dentro da comunidade científica – e até mesmo a China agiu enquanto ele estava preso por três anos.

Especialistas afirmam que a edição de genes em pessoas pode “dividir os humanos em subespécies” e pode causar mutações, problemas genéticos e até câncer.

O Dr. Kiran Musunuru, um especialista nesta área da Universidade da Pensilvânia, chamou o experimento de “inescrupuloso … um experimento em seres humanos que não é moral ou eticamente defensável”.

Super Soldados

Cientistas chineses também realizaram testes em membros de suas forças armadas com o objetivo de desenvolver soldados “biologicamente aprimorados”, disse um chefe da inteligência dos Estados Unidos.

John Ratcliffe, que atuou como diretor de inteligência nacional do presidente Donald Trump, fez a afirmação em um editorial de jornal alertando que a China representa a “maior ameaça para a América hoje”.

Ele disse: “Embora o potencial de alavancagem [da edição de genes] para aumentar as capacidades humanas no futuro campo de batalha permaneça apenas uma possibilidade hipotética no presente, há indícios de que os pesquisadores militares chineses estão começando a explorar seu potencial.”

O jornal também citou um general chinês que, falando em 2017, disse que “a biotecnologia moderna … terá influências revolucionárias sobre as armas e equipamentos, os espaços de combate, as formas de guerra e as teorias militares”.

Publicado em 02/04/2021 02h22