Cientistas conectaram ratos velhos a ratos jovens e os rejuvenesceram

Imagem via Unsplash

#Envelhecimento

Em um experimento bizarro, pesquisadores dos EUA e da Rússia conectaram os sistemas circulatórios de camundongos jovens e velhos por 12 semanas, retardando o envelhecimento celular dos animais mais velhos e aumentando sua expectativa de vida em até 10%.

O estudo expande pesquisas anteriores mostrando que existem componentes no sangue de mamíferos jovens que vale a pena investigar para benefícios de saúde anti-envelhecimento.

Por mais impressionantes que pareçam os resultados, eles ficam muito aquém de suportar tratamentos de transfusão de sangue total em humanos. Deixando de lado o enorme salto biológico entre camundongos e humanos, existem inúmeros riscos conhecidos e graves associados a esses tratamentos para o receptor, sem mencionar a ética questionável da doação.

Além do mais, doze semanas de camundongos podem equivaler a oito anos em humanos – um período de tempo bastante impraticável para estar fisicamente conectado a alguém de uma maneira potencialmente letal.

“Os elementos que estão impulsionando isso são os mais importantes, e ainda não são conhecidos”, explica o biólogo celular da Duke University, James White.

“São proteínas ou metabólitos? São novas células que o camundongo jovem está fornecendo, ou o camundongo jovem simplesmente protege o sangue velho e pró-envelhecimento?”

Para descobrir, o geneticista da Universidade de Harvard Bohan Zhang e seus colegas juntaram os sistemas circulatórios de pares de camundongos jovens (3 meses), pares de camundongos velhos (dois anos) e pares consistindo de um camundongo velho e um camundongo jovem e compararam os resultados.

Os testes revelaram que os camundongos mais velhos que receberam o sangue jovem tinham maiores concentrações de compostos reguladores, como ácido tricarboxílico, evidências de processos químicos que geralmente são interrompidos pelo envelhecimento, aumento da produção de mitocôndrias ‘potências’, redução da inflamação e maior expressão de genes associados a Vida longa.

“Este efeito se correlaciona com uma vida útil mais longa, parâmetros fisiológicos aprimorados e um sistema de regulação genética e proteína celular globalmente rejuvenescido”, explica a equipe em seu artigo, confirmando que a ligação de circulação sanguínea de três meses foi muito mais eficaz do que o compartilhamento de sangue de curto prazo estudado anteriormente ( cinco semanas).

Enquanto o estudo de Zhang e seu colega estava sendo revisado por pares, outro estudo também foi publicado usando técnicas semelhantes que, infelizmente, revelaram más notícias para os jovens camundongos doadores. Eles sofreram uma diminuição em sua vida útil como resultado do procedimento.

Isso significa que os pesquisadores não podem descartar que uma troca de células inteiras em si cause as mudanças, por exemplo, substituindo e diluindo a quantidade de células velhas danificadas, com as quais o animal doador deve lidar.

Mas Zhang e a equipe não conseguiram encontrar nenhuma evidência de que os tipos mais jovens de células permaneçam em qualquer lugar, como na medula óssea, embora os impactos positivos tenham permanecido.

Os pesquisadores estão ansiosos para encontrar os componentes cardiovasculares por trás desses benefícios incríveis.

Publicado em 13/08/2023 21h25