Biólogos identificam caminhos que prolongam a vida em 500%

Jarod A. Rollins, do MDI Biological Laboratory em Bar Harbor, Maine, é um dos principais autores de um artigo científico recente que identifica caminhos sinérgicos para a longevidade que ampliam a vida útil em cinco vezes em C. elegans, um verme de nematóide usado como modelo em pesquisas sobre envelhecimento. . O aumento da vida útil seria o equivalente a uma vida humana por 400 ou 500 anos. A descoberta do efeito sinérgico abre as portas para novas terapias antienvelhecimento mais eficazes. Crédito: MDI Biological Laboratory

Cientistas do Laboratório Biológico MDI, em colaboração com cientistas do Instituto Buck de Pesquisa em Envelhecimento, em Novato, na Califórnia, e da Universidade de Nanjing, na China, identificaram caminhos celulares sinérgicos para a longevidade, que ampliam a vida útil em cinco vezes em C. elegans, um verme nematóide. usado como modelo na pesquisa sobre envelhecimento.

O aumento da vida útil seria o equivalente a uma vida humana por 400 ou 500 anos, segundo um dos cientistas.

A pesquisa baseia-se na descoberta de duas principais vias que governam o envelhecimento em C. elegans, que é um modelo popular na pesquisa sobre envelhecimento porque compartilha muitos de seus genes com os seres humanos e porque sua curta vida útil de apenas três a quatro semanas permite que os cientistas avaliem rapidamente os efeitos de intervenções genéticas e ambientais para prolongar a vida útil.

Como essas vias são “conservadas”, o que significa que foram transmitidas aos seres humanos através da evolução, elas foram objeto de intensa pesquisa. Um número de medicamentos que prolongam a vida útil, alterando essas vias, estão agora em desenvolvimento. A descoberta do efeito sinérgico abre as portas para terapias antienvelhecimento ainda mais eficazes.

A nova pesquisa utiliza um mutante duplo no qual as vias de sinalização de insulina (IIS) e TOR foram geneticamente alteradas. Como a alteração das vias do IIS gera um aumento de 100% na vida útil e a alteração da via do TOR gera um aumento de 30%, espera-se que o duplo mutante viva 130% mais. Mas, em vez disso, sua vida útil foi ampliada em 500%.

“Apesar da descoberta em C. elegans de vias celulares que governam o envelhecimento, não ficou claro como essas vias interagem”, disse Hermann Haller, MD, presidente do MDI Biological Laboratory. “Ao ajudar a caracterizar essas interações, nossos cientistas estão abrindo caminho para as terapias necessárias para aumentar a expectativa de vida saudável de uma população que envelhece rapidamente”.

A elucidação dos mecanismos celulares que controlam a resposta sinérgica é objeto de um artigo recente da revista científica Cell Reports, intitulado “Regulação traducional da resposta ao estresse mitocondrial não autônomo que promove a longevidade”. Os autores incluem Jarod A. Rollins, Ph.D., e Aric N. Rogers, Ph.D., do MDI Biological Laboratory.

“A extensão sinérgica é realmente selvagem”, disse Rollins, principal autor de Jianfeng Lan, Ph.D., da Universidade de Nanjing. “O efeito não é um mais um é igual a dois, é um mais um é igual a cinco. Nossas descobertas demonstram que nada na natureza existe no vácuo; para desenvolver os tratamentos antienvelhecimento mais eficazes, precisamos olhar para as redes de longevidade e não do que caminhos individuais “.

A descoberta da interação sinérgica pode levar ao uso de terapias combinadas, cada uma afetando um caminho diferente, para prolongar a vida humana saudável da mesma maneira que as terapias combinadas são usadas para tratar câncer e HIV, Pankaj Kapahi, Ph.D., de o Instituto Buck, disse. Kapahi é o autor correspondente do artigo com Rogers e Di Chen, Ph.D., da Universidade de Nanjing.

A interação sinérgica também pode explicar por que os cientistas foram incapazes de identificar um único gene responsável pela capacidade de algumas pessoas viverem até uma idade avançada extraordinária, livre de doenças relacionadas à idade, até pouco antes de suas mortes.

O artigo concentra-se em como a longevidade é regulada nas mitocôndrias, que são as organelas da célula responsáveis pela homeostase energética. Na última década, a acumulação de evidências sugeriu um vínculo causal entre desregulação mitocondrial e envelhecimento. A pesquisa futura de Rollins se concentrará na elucidação do papel da mitocôndria no envelhecimento, disse ele.

Publicado em 10/01/2020