Vírus vegetal peculiar faz com que insetos vivam mais

Sintomas da doença da necrose da veia da soja em soja infectada com tripes da soja alimentados com material infectado pelo vírus associado à necrose da veia da soja. A e D: Clareamento da veia nos estágios iniciais da infecção; B e E: transformando-se em clorose; C e F: transformando-se em necrose e expandindo-se para a maior parte do limbo foliar. Crédito: Asifa Hameed

Um vírus de soja pode realmente beneficiar tripes de soja.

De acordo com pesquisas da Penn State, a maioria das infecções virais tem um efeito prejudicial na saúde de um organismo, mas um vírus de planta em particular, conhecido como ortotospovírus da necrose da veia da soja (SVNV), pode realmente ser benéfico para um tipo específico de inseto que frequentemente se alimenta de plantas de soja e podem espalhar o vírus para a planta, causando doenças.

Em um experimento de laboratório, cientistas da Faculdade de Ciências Agrícolas da Penn State descobriram que os tripes da soja, que são pequenos insetos que têm entre 0,03 e 0,20 polegadas de comprimento, tendem a viver mais e se reproduzir de forma mais eficaz do que os tripes não infectados.

A cientista sênior de entomologia do Ayub Agricultural Research Institute em Multan, Paquistão, Asifa Hameed, que conduziu a pesquisa enquanto fazia doutorado em entomologia na Penn State University, disse que os resultados fornecem informações importantes sobre como o vírus se espalha nas plantas e afeta seus hospedeiros de insetos.

Asifa Hameed liderou o estudo enquanto completava seu doutorado em entomologia na Penn State. Crédito: Asifa Hameed

?Além de prolongar a vida dos insetos, a infecção pelo SVNV também encurtou o tempo de duplicação das populações de tripes da soja?, disse Hameed. ?Isso significa que as populações de tripes infectados cresceram muito mais rapidamente, o que poderia aumentar a disseminação do vírus para outras plantas de soja?.

Os cientistas observaram que a doença da necrose da veia da soja, que danifica as plantas de soja, é provocada pelo SVNV. Eles recentemente relataram suas descobertas na revista Insects. Pode ser transmitida por tripes de soja infectados ou sementes infectadas. Os tripes contraem o vírus como larvas comendo as folhas infectadas e podem posteriormente espalhar o vírus para outras plantas através da saliva, principalmente durante a idade adulta dos tripes.

Quando uma planta é infectada com o vírus, o patógeno afeta as nervuras das folhas, tornando-as amarelas. Esse amarelecimento pode então se estender para outras áreas das folhas, resultando em lesões marrons. Se a doença progride o suficiente, as folhas tornam-se necróticas e caem. O SVNV também pode reduzir a quantidade de óleo e proteínas nas sementes, bem como a taxa de germinação e o peso das sementes.

Cristina Rosa, professora associada de virologia de plantas na Faculdade de Ciências Agrárias, disse que como o vírus foi descoberto em 2008 e, portanto, é relativamente novo, não se sabe muito sobre como prever ou gerenciar a doença.

?Como não há cura para plantas infectadas com vírus, o controle dos vetores de vírus [tripes] é uma das melhores opções para o manejo de doenças virais?, disse ela. ?Conhecer a identidade, biologia, propensão de transmissão e mudanças no comportamento e fisiologia dos tripes que transmitem o vírus da necrose da veia da soja é fundamental para projetar programas de prevenção da doença da veia da soja e para calcular o limite econômico de qualquer intervenção.?

Para iniciar o estudo, os pesquisadores coletaram tripes de soja de campos de soja no Penn State Russell E. Larson Agricultural Research Center antes de liberá-los em plantas de soja no laboratório dos pesquisadores. Tripes e plantas foram monitorados regularmente para infecção SVNV usando reação em cadeia da polimerase em tempo real, ou PCR, testes.

Os pesquisadores então monitoraram os tripes por duas gerações, observando variáveis como expectativa de vida, mortalidade, fertilidade e reprodução.

Depois de analisar os dados, os pesquisadores descobriram que o estágio pré-pupal, bem como a expectativa de vida total dos imaturos e da vida adulta, eram todos mais curtos em tripes não infectados com o vírus. No geral, os tripes infectados tendem a sobreviver por mais tempo.

?Também descobrimos que os tripes infectados tendem a produzir mais descendentes?, disse Hameed. ?Em média, as fêmeas não infectadas produziram 84 ovos em média, enquanto as infectadas com SVNV produziram 89?.

Os pesquisadores também calcularam o tempo de duplicação da população, que é a quantidade de tempo que uma população leva para dobrar de tamanho. Entre os tripes não infectados, o tempo de duplicação foi de cerca de quatro dias. Na população infectada pelo SVNV, o tempo de duplicação foi de apenas meio dia.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender melhor a interação entre tripes da soja e SVNV, os pesquisadores observaram que uma possível explicação para o motivo pelo qual o SVNV resultou em aumento da sobrevivência dos tripes pode ser um aumento de aminoácidos nas plantas infectadas pelo vírus, que pode ter beneficiou os insetos.

Publicado em 07/11/2022 05h44