Tubarão-zebra fêmea opta por ‘nascimento virgem’ mesmo quando compartilha um tanque com machos saudáveis

Um tubarão-zebra adulto nadando entre os peixes. Entre os vertebrados, a reprodução assexuada é rara. (Crédito da imagem: Shedd Aquarium/Brenna Hernandez)

Uma fêmea de tubarão-zebra concebeu seus filhotes através de um “nascimento virgem”, apesar de compartilhar um tanque com dois machos.

Uma fêmea de tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum) deu à luz fertilizando seus próprios ovos, apesar de compartilhar um tanque com dois machos saudáveis que provavelmente estariam ansiosos para ajudar, relata um novo estudo no Journal of Fish Biology . Este cenário incomum desafia suposições anteriores sobre os riscos e benefícios da partenogênese – uma forma de reprodução assexuada às vezes apelidada de “nascimento virginal” – de acordo com os autores do estudo.

“Este é apenas o segundo caso que conhecemos de onde os tubarões nasceram por partenogênese, mesmo quando havia parceiros saudáveis disponíveis”, disse o autor do estudo Kevin Feldheim do Field Museum of Natural History em Chicago, em um declaração . “Este último artigo é apenas mais um passo para aprender por que esses ‘nascimentos virgens’ acontecem.”

Várias espécies de pássaros, répteis, anfíbios e peixes usam a partenogênese como um plano de backup biológico para se reproduzir quando os parceiros são difíceis de encontrar. Mas o processo pode ser arriscado; animais nascidos por partenogênese geralmente têm expectativa de vida mais curta e geralmente são estéreis, o que pode explicar por que espécies de vertebrados capazes de reprodução assexuada raramente optam por utilizá-la, a menos que estejam sem opções.

Um tubarão-zebra juvenil nada no Shedd Aquarium. (Crédito da imagem: Shedd Aquarium/Brenna Hernandez)

Feldheim e seus colegas descobriram uma estranha exceção às regras usuais da partenogênese enquanto realizavam testes genéticos de rotina em dois filhotes de tubarão no Aquário Shedd de Chicago.

Os resultados do DNA foram surpreendentes. Os filhotes não combinavam com nenhum dos tubarões machos no tanque. E enquanto seu DNA correspondia ao tubarão fêmea, algumas dessas correspondências eram muito próximas para o conforto. Vários pares de genes que deveriam ter refletido a contribuição do pai eram, em vez disso, cópias idênticas dos genes da mãe – uma descoberta altamente sugestiva de partenogênese.

Além da genética, havia outros sinais suspeitos. Embora os filhotes normalmente eclodam sozinhos, a equipe do aquário teve que abrir as caixas dos ovos dos filhotes; os dois filhotes sobreviveram apenas alguns meses.

Os filhotes podem ter morrido devido a alelos recessivos nocivos – cópias não funcionais ou defeituosas dos genes da mãe tubarão que, em bebês produzidos por reprodução sexual, teriam sido compensados por um gene dominante com função normal do outro pai. Em vez disso, esses tubarões bebês podem ter herdado várias cópias das variantes genéticas defeituosas da mãe.

Um tubarão-zebra adulto na exposição Wild Reef do Shedd Aquarium. (Crédito da imagem: Shedd Aquarium/Brenna Hernandez)

Uma das desvantagens da reprodução assexuada é que ambas as cópias de um gene vêm do mesmo pai, não deixando espaço para erros; se a mãe for portadora de um distúrbio autossômico recessivo, o que significa que são necessárias duas cópias do gene para manifestar a doença, a prole a terá. Embora os autores do estudo não pudessem confirmar que os alelos recessivos deletérios eram os culpados pela morte desses filhotes em particular, isso seria típico da partenogênese, disseram eles.

As descobertas podem ter implicações para a conservação do tubarão-zebra. Como esses tubarões são uma espécie em extinção, aprender mais sobre como eles se reproduzem pode ajudar os aquários a criá-los em cativeiro. Na verdade, o único outro caso relatado de tubarões-zebra fêmeas escolhendo a partenogênese em vez de um macho elegível fez parte de uma investigação maior que explora o uso de tecnologias reprodutivas para reforçar programas de criação baseados na conservação.

“Este estudo é apenas o começo de nossa compreensão da ocorrência desse fenômeno genético em tubarões-zebra”, disse a autora do estudo Lise Watson , diretora assistente de operações animais e habitats no Shedd Aquarium, no comunicado. “Zoológicos e aquários como Shedd têm um papel fundamental a desempenhar na conservação de espécies como o tubarão-zebra, que estão quase extintos em algumas partes do mundo. Saber mais sobre a partenogênese e confirmar a composição genética de nossas populações em zoológicos e aquários é crucial para tomar decisões informadas que alimentam este trabalho.”

Publicado em 25/12/2022 09h45