Segredos da biologia marinha: como quatro genes transformaram baleias em gigantes do mar

Um estudo publicado na Scientific Reports descobriu os genes que provavelmente permitiram que as baleias crescessem em tamanhos enormes em comparação com seus ancestrais. A pesquisa identificou quatro genes que parecem aumentar o tamanho do corpo, ao mesmo tempo em que reduzem as consequências negativas associadas, como o aumento do risco de câncer. Imagem via Unsplash

Novas pesquisas revelam os genes que provavelmente permitiram que as baleias crescessem em tamanhos gigantes em comparação com seus ancestrais, relata um estudo publicado em 19 de janeiro na revista Scientific Reports. As descobertas destacam o papel de quatro genes (chamados GHSR, IGFBP7, NCAPG e PLAG1) e sugerem que eles promovem grandes tamanhos corporais enquanto atenuam efeitos potencialmente negativos, como aumento do risco de câncer.

Baleias, golfinhos e botos (conhecidos como cetáceos) evoluíram de pequenos ancestrais terrestres há cerca de 50 milhões de anos, mas algumas espécies estão agora entre os maiores animais que já existiram. No entanto, o gigantismo pode trazer desvantagens biológicas, como menor produção reprodutiva e maiores chances de doenças como câncer, e não está claro qual o papel que diferentes genes desempenharam na condução do gigantismo nas baleias.

Mariana Nery e colegas realizaram análises evolutivas moleculares em nove genes candidatos: cinco genes (GHSR, IGF2, IGFBP2, IGFBP7 e EGF) do eixo hormônio do crescimento / fator de crescimento semelhante à insulina e quatro genes (NCAPG, LCORL, PLAG1 e ZFAT) que estão associados ao aumento do tamanho corporal em animais com cascos, como vacas e ovelhas, parentes distantes das baleias. Eles avaliaram esses genes em 19 espécies de baleias, incluindo 7 espécies que têm um comprimento de corpo de mais de 10 metros (33 pés) e são consideradas gigantes – o cachalote, a baleia-da-groenlândia, a baleia cinzenta, a baleia jubarte, a baleia franca do Pacífico Norte, a baleia fin baleia e baleia azul.

Os autores encontraram seleção evolutiva positiva para os genes GHSR e IGFBP7 no eixo hormônio de crescimento/fator de crescimento semelhante à insulina, e para os genes NCAPG e PLAG1. Isso indica que esses quatro genes provavelmente estavam envolvidos no aumento do tamanho corporal entre as baleias gigantes, de acordo com os autores. Além disso, o GHSR controla aspectos do ciclo celular e o IGFBP7 atua como um supressor em vários tipos de câncer, que juntos podem neutralizar algumas das desvantagens biológicas que acompanham os grandes tamanhos corporais.

Publicado em 23/01/2023 07h45