Quatro novas espécies de polvo descobertas nas fontes profundas da Costa Rica

Um filhote de polvo emerge de um grupo de ovos em um novo viveiro de polvos. Este berçário foi descoberto pela primeira vez em junho de 2023 no monte submarino Tengosed, na Costa Rica. Instituto Oceânico Schmidt

#Polvo

Os cefalópodes foram encontrados perto das fontes hidrotermais da região, a menos de 2,4 quilômetros de profundidade no oceano.

Cientistas descobriram pelo menos quatro novas espécies de polvos na costa do Pacífico da Costa Rica. De acordo com o Schmidt Ocean Institute, as novas espécies foram avistadas em torno das fontes hidrotermais da região, repletas de vida, numa área de cerca de 160 quilómetros quadrados.

Uma equipe internacional de pesquisadores encontrou os novos cefalópodes durante duas expedições aos montes submarinos no ano passado a bordo do R/V Falkor. Em junho de 2023, dois viveiros de polvos, um viveiro de raias e duas fontes hidrotermais de baixa temperatura foram descobertos por pesquisadores usando um veículo operado remotamente chamado SuBasitan. Os cientistas voltaram aos viveiros em dezembro e confirmaram que os polvos parecem estar ativos durante todo o ano. Eles também observaram várias outras novas espécies de polvos longe das fontes hidrotermais, na área a cerca de 10 a 30 milhas náuticas de distância.

Embora as quatro novas espécies não tenham sido formalmente descritas, uma foi chamada de polvo Dorado. Foi encontrado em uma rocha não oficialmente chamada de colina El Dorado. É remotamente relacionado a uma espécie de polvo perolado que foi encontrado em Davidson Seamount, na Califórnia, em 2018. O polvo Dorado também é um tipo de Muusoctopus, um gênero que possivelmente evoluiu para se reunir e chocar seus ovos em águas mais quentes perto das fontes. Eles foram encontrados cerca de 2,4 quilômetros abaixo da superfície do oceano.

Os polvos-mãe chocadores muitas vezes se enrolam com tentáculos e ventosas voltados para fora. Os pesquisadores acreditam que esta seja uma posição defensiva, alertando os predadores. Quando um polvo fêmea choca (o que pode durar vários anos), ela não come e morre na mesma época em que seus ovos eclodem. Este grupo foi observado perto de um pequeno afloramento rochoso não oficialmente chamado Colina El Dorado, na costa da Costa Rica. CRÉDITO: Instituto Schmidt Ocean.

As espécies estão sendo descritas atualmente por Janet Voight, curadora associada de zoologia de invertebrados do Museu Field de História Natural, e Fiorella Vasquez do Museu Zoológico da Universidade da Costa Rica.

“Através de muito trabalho, nossa equipe descobriu novas fontes hidrotermais na costa da Costa Rica e confirmou que elas abrigam viveiros de polvos de águas profundas e uma biodiversidade única”, disse a oceanógrafa Beth Orcutt, do Laboratório Bigelow de Ciências Oceânicas, no Maine, em um comunicado. “Faz menos de uma década que a ventilação hidrotermal de baixa temperatura foi confirmada em vulcões antigos, longe das dorsais meso-oceânicas. Esses locais são significativamente difíceis de encontrar, pois não é possível detectar suas assinaturas na coluna d’água.”

Mais de 160 espécimes de animais de águas profundas foram coletados durante a expedição de dezembro. Eles se juntarão aos 150 exemplares descobertos em junho e serão arquivados no Museu de Zoologia da Universidade da Costa Rica. Segundo Schmidt, esta é uma das primeiras vezes em que todos os espécimes biológicos serão armazenados no país latino-americano de onde foram adquiridos após uma expedição em alto mar, em vez de irem para a Europa ou os Estados Unidos. Manter os espécimes na Costa Rica deverá permitir aos cientistas locais aceder facilmente às amostras para investigação e, potencialmente, informar estratégias de gestão do mar profundo.

“O impacto das expedições R/V Falkor (também) na compreensão das águas profundas do Pacífico da Costa Rica durará no futuro e, esperançosamente, criará uma consciência que evolua para políticas para proteger as profundezas do mar do país”, disse o oceanógrafo Jorge Cortés do Universidade da Costa Rica disse em um comunicado. “Espero que a expedição sirva de inspiração para as novas gerações. Precisamos de mais colaborações internacionais para promover o conhecimento da nossa herança em águas profundas.”

Publicado em 22/01/2024 08h32