Produto químico da semente da uva permite que os ratos vivam mais, matando as células envelhecidas

Uvas abertas para revelar suas sementes

Shutterstock / kholywood

Um produto químico derivado de sementes de uva destrói seletivamente células desgastadas em camundongos, permitindo-lhes viver 9 por cento mais do que suas contrapartes não tratadas

Um produto químico isolado do extrato de semente de uva prolonga a expectativa de vida de ratos velhos em 9 por cento ao limpar suas células velhas e gastas. O tratamento também parece deixar os ratos em boa forma física e reduzir o tamanho dos tumores quando usado junto com a quimioterapia para tratar o câncer.

A descoberta fortalece o caso de futuras terapias anti-envelhecimento que têm como alvo as células senescentes – células envelhecidas que perdem a capacidade de se replicar e, em vez disso, produzem substâncias que causam inflamação.

As células senescentes aumentam em número à medida que envelhecemos e foram associadas a várias condições relacionadas com a idade, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e osteoporose.

Para encontrar uma substância que pode destruir essas células, Qixia Xu, da Universidade da Academia Chinesa de Ciências em Xangai, e colegas examinaram uma biblioteca de substâncias químicas ligadas ao envelhecimento quanto aos seus efeitos contra células senescentes. A pesquisa da equipe encontrou um produto químico encontrado em sementes de uva, chamado procianidina C1 (PCC1).

Em baixas concentrações, o PCC1 parecia impedir que as células senescentes em um prato produzissem substâncias inflamatórias. Em altas concentrações, o produto químico matou as células, deixando as células mais jovens intactas.

Para testar sua eficácia em animais vivos, a equipe injetou 171 camundongos com 2 anos – o equivalente a cerca de 70 anos em humanos – com PCC1 ou uma solução controle duas vezes por semana pelo resto da vida dos animais. Em média, o PCC1 aumentou a vida útil dos ratos em 9 por cento.

O produto químico também parece melhorar a aptidão física de ratos mais jovens. Animais com idade inferior a 2 anos foram injetados com uma solução de controle ou PCC1 a cada duas semanas durante quatro meses, após os quais foram submetidos a uma série de testes físicos. Os ratos que receberam o tratamento tiveram uma velocidade máxima de caminhada significativamente mais rápida, maior força de preensão e melhor resistência ao correr em uma esteira, em comparação com os ratos que receberam a solução de controle.

A quimioterapia é conhecida por acelerar o envelhecimento das células dentro dos tumores. Para descobrir se o PCC1 poderia matar essas células tumorais envelhecidas, aumentando o impacto da quimioterapia, a equipe testou a substância química junto com a mitoxantrona, uma droga usada para tratar câncer de mama, linfoma não-Hodgkin e leucemia mieloblástica aguda, entre outros tipos de câncer.

A equipe testou esta combinação de tratamento em camundongos implantados com células de tumores de próstata humanos. O tratamento de camundongos com PCC1 e mitoxantrona reduziu os tumores em cerca de 75 por cento, enquanto a quimioterapia por si só os reduziu em 44 por cento, em média.

O fato de que o produto químico não parece afetar as células saudáveis sugere que ele pode ser “um tratamento terapêutico anti-envelhecimento promissor”, diz Dorian Ziegler, da Universidade de Lausanne, na Suíça. Pesquisas futuras precisarão investigar se o PCC1 tem efeitos semelhantes nas pessoas, acrescenta.

Publicado em 11/12/2021 16h01