Pela primeira vez, um ritmo universal para humanos foi encontrado em um primata

Lêmure Indri pulando por entre árvores. (dennisvdw / Getty Images)

Os seres humanos parecem ter um senso de ritmo quase inato. Em todas as culturas, criamos diferentes variedades de instrumentos percussivos para uso em uma variedade de contextos sociais, enquanto o próprio corpo também é usado como um tambor, por meio de batidas, batidas, dança e vocalização.

Nossa percepção do ritmo parece estar intimamente relacionada à nossa experiência do tempo, pois somos capazes de antecipar quando o próximo batimento vai cair. Estudos investigaram os limites da capacidade humana de antecipar uma batida, mostrando que se o tempo entre as batidas for maior que 3 segundos, começamos a nos esforçar para localizá-los com precisão.

Então, quais são as origens de nossa tendência para o ritmo como espécie? Uma maneira interessante de abordar essa questão é olhar o ritmo e como ele se expressa em outras espécies, particularmente em nossos parentes primatas próximos, e isso é exatamente o que um estudo recente publicado na Current Biology fez.

“A busca por características musicais em outras espécies nos permite construir uma ‘árvore evolutiva’ de características musicais e entender como as capacidades rítmicas se originaram e evoluíram nos humanos”, diz Andrea Ravignani, co-autora do estudo.

Antes de tentar identificar o ritmo em primatas, os pesquisadores queriam reconhecer as características universais do ritmo entre as culturas em humanos.

“Um desses universais é a produção de ritmos categóricos, definidos como aqueles em que os intervalos temporais entre o início das notas são distribuídos de forma categórica em vez de uniforme”, observam os autores do artigo.

As categorias rítmicas populares em humanos incluem intervalos relacionados por proporções inteiras menores, como 1: 1 (isocronia) e 1: 2, que é onde algumas notas são duas vezes mais longas que as adjacentes.

Anteriormente, esses ritmos categóricos foram identificados no canto dos pássaros, no entanto, para entender melhor o desenvolvimento da percepção rítmica em humanos, os pesquisadores se voltaram para os mamíferos cantores como um grupo promissor de espécies a serem observadas – em grande parte devido à sua proximidade genética para os humanos.

Um desses grupos de mamíferos cantores é o indri (Indri indri), uma espécie de lêmure conhecida por sua estrutura relativamente grande e pelagem preta e branca impressionante. Ao longo de 12 anos, os pesquisadores gravaram canções de 20 grupos de indri que consistiam em 39 indivíduos.

As gravações amostraram aproximadamente 1 por cento da população geral desta espécie criticamente ameaçada, com as gravações capturadas em seu habitat natural, as florestas tropicais de Madagascar.

I. indri em uma árvore. (Filippo Carugati)

Os pesquisadores extraíram características temporais das canções dos indris analisando intervalos de notas e suas proporções.

Eles descobriram que essas canções combinavam com duas categorias de proporção rítmica: 1: 1, semelhante ao ritmo de um metrônomo; e 1: 2, uma proporção inteira fundamentalmente pequena.

“Isso fornece evidência direta para um universal musical, ritmos categóricos. As proporções de números inteiros pequenos, caindo em 1: 1 e 1: 2, são exatamente aquelas esperadas para a produção de batidas e subdivisões métricas binárias; ambos são aspectos raros da musicalidade humana em outras espécies”, afirmam os autores.

Em uma descoberta adicional, os indris femininos e masculinos diferiram na duração dos intervalos entre as notas, mas a proporção de 1: 1 permaneceu a mesma. Essas diferenças podem ser relevantes para as hipóteses seletivas para a música, onde ela pode desempenhar um papel na seleção sexual ou na ligação social.

Então, por que outro primata, como o indri, deve produzir um ritmo categórico como é visto em humanos?

Com um ancestral comum datando de 77,5 milhões de anos atrás, os autores observam que é improvável que uma ancestralidade comum de ritmo categórico possa explicar sua presença em ambas as espécies.

“Em vez disso, essa habilidade pode ter evoluído de forma convergente entre as espécies que cantam, como pássaros canoros, indris e humanos. Como nos pássaros canoros, a isocronia e as categorias rítmicas dos indris podem facilitar a coordenação, o processamento e o aprendizado potencial do canto”, escrevem eles.

Embora os mecanismos cognitivos que sustentam as categorias rítmicas em indris sejam desconhecidos por enquanto, essa descoberta emocionante fornece uma nova ferramenta para analisar comportamentos rítmicos não apenas em outras espécies, mas também em nós mesmos.

Publicado em 26/10/2021 16h54