Pássaro incrivelmente raro, meio macho e meio fêmea, capturado em imagens

A trepadeira verde vive nas florestas tropicais da América Central e do Sul e come frutas, néctar e insetos. (John Murillo)

doi.org/10.5751/JFO-00392-940412
#Pássaro

Um pássaro impressionante e extremamente raro, metade fêmea e metade macho, foi avistado por um zoólogo da Universidade de Otago.

O professor do Sesquicentenário Hamish Spencer estava de férias na Colômbia quando um ornitólogo amador John Murillo apontou uma trepadeira verde selvagem com plumagem distinta metade verde, ou fêmea, e metade azul, masculina.

“Muitos observadores de pássaros poderiam passar a vida inteira e não ver um ginandromorfo bilateral em nenhuma espécie de ave. O fenômeno é extremamente raro em aves, não conheço nenhum exemplo na Nova Zelândia.

“É muito impressionante, tive o privilégio de vê-lo”, diz o professor Spencer.

Fotografias da ave tornam a descoberta ainda mais significativa, pois são “indiscutivelmente a melhor ave ginandromórfica bilateral selvagem de qualquer espécie”.

Um relatório sobre a descoberta, apenas o segundo exemplo registrado de ginandromorfismo na espécie em mais de 100 anos, acaba de ser publicado no Journal of Field Ornithology.

O professor Spencer diz que os ginandromorfos – animais com características masculinas e femininas numa espécie que geralmente têm sexos separados – são importantes para a nossa compreensão da determinação do sexo e do comportamento sexual nas aves.

Os principais grupos em que o fenômeno foi registrado incluem espécies animais que apresentam forte dimorfismo sexual; na maioria das vezes insetos, especialmente borboletas, crustáceos, aranhas e até lagartos e roedores.

“Este exemplo particular de ginandromorfia bilateral – macho de um lado e fêmea do outro – mostra que, como em várias outras espécies, qualquer lado da ave pode ser macho ou fêmea.

“O fenômeno surge de um erro durante a divisão celular feminina para produzir um óvulo, seguido de dupla fecundação por dois espermatozoides”, explica.

Ele espera que a nova descoberta inspire as pessoas a “valorizar as exceções”, pois elas sempre revelam algo interessante.

“Esteja sempre atento às esquisitices – quem encontrará o primeiro exemplo neozelandês de ginandromorfo bilateral em um pássaro?”

Publicado em 08/01/2024 08h53