Os fungos podem ser cruciais para o armazenamento de carbono no solo à medida que a Terra aquece

Os cientistas estão começando a desvendar as relações entre os micróbios do solo que permitem que alguns solos retenham carbono, enquanto outros o perdem mais facilmente para a atmosfera. – GABRIEL JIMENEZ / UNSPLASH.COM

Em testes de laboratório, a sujeira que abriga apenas bactérias liberou mais CO2 quando aquecida do que outros solos

Quando se trata de armazenar carbono no solo, os fungos podem ser a chave.

Os solos são um grande reservatório de carbono, contendo cerca de três vezes mais carbono do que a atmosfera terrestre. O segredo por trás desse armazenamento de carbono são os micróbios, como bactérias e alguns fungos, que transformam matéria morta e em decomposição em solo rico em carbono.

Mas nem todos os compostos de carbono produzidos pelos micróbios do solo são iguais. Alguns podem durar décadas ou até séculos no solo, enquanto outros são rapidamente consumidos por micróbios e convertidos em dióxido de carbono que é perdido na atmosfera. Agora, um estudo mostra que solos ricos em fungos cultivados em experimentos de laboratório liberam menos dióxido de carbono quando aquecidos do que outros solos.

O resultado sugere que os fungos são essenciais para a produção de solo que sequestra carbono na terra, o microecologista Luiz Domeignoz-Horta e colegas relatam 6 de novembro na ISME Communications.

Quem está fazendo o solo é importante, diz Domeignoz-Horta.

O estudo surge no momento em que alguns cientistas alertam que a mudança climática ameaça liberar mais carbono do solo para a atmosfera, piorando ainda mais o aquecimento global. Os pesquisadores descobriram que o aumento das temperaturas pode levar a explosões populacionais de micróbios do solo, que esgotam rapidamente os compostos de carbono facilmente digeríveis. Isso força os organismos a se voltarem para depósitos de carbono mais antigos e resistentes, convertendo o carbono armazenado há muito tempo em dióxido de carbono.

Com a ameaça combinada de aumento das temperaturas e danos às comunidades de micróbios do solo devido à agricultura intensiva e ao desaparecimento de florestas, alguns modelos de computador indicam que 40 por cento menos carbono ficará no solo em 2100 do que as simulações anteriores anteciparam.

Para ver se os cientistas conseguem persuadir os solos a armazenar mais carbono, os pesquisadores precisam entender o que faz com que os micróbios do solo funcionem. Mas essa não é uma tarefa simples. “Alguns dizem que o solo é a matriz mais complexa do planeta”, diz Kirsten Hofmockel, ecologista do Pacific Northwest National Laboratory em Richland, Wash., Que não esteve envolvido na pesquisa.

Para simplificar as coisas, Domeignoz-Horta, da Universidade de Zurique, e colegas cultivaram sua própria sujeira no laboratório. Os pesquisadores separaram fungos e bactérias do solo da floresta e cultivaram cinco combinações dessas comunidades em placas de Petri, incluindo algumas que abrigavam apenas bactérias ou fungos. Os pesquisadores sustentaram os micróbios com uma dieta de açúcar simples e deixaram-nos produzir solo por quatro meses. A equipe então aqueceu os diferentes solos para ver quanto dióxido de carbono foi produzido.

As bactérias foram os principais responsáveis pela produção do solo, mas solos ricos em fungos produziram menos dióxido de carbono quando aquecidos do que solos feitos exclusivamente por bactérias, descobriram os pesquisadores. Por que ainda não está claro. Uma possibilidade é que os fungos possam estar produzindo enzimas – proteínas que constroem ou quebram outras moléculas – que as bactérias não são capazes de fazer por conta própria, diz Domeignoz-Horta. Esses compostos derivados de fungos podem fornecer às bactérias diferentes blocos de construção para construir o solo, o que pode acabar criando compostos de carbono com uma vida útil mais longa nos solos.

O que acontece em solo cultivado em laboratório pode não funcionar da mesma forma no mundo real. Mas a nova pesquisa é um passo importante para entender como o carbono é guardado a longo prazo, diz Hofmockel. Esse tipo de informação pode um dia ajudar os pesquisadores a desenvolver técnicas para garantir que mais carbono permaneça no solo por mais tempo, o que poderia ajudar a mitigar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.

“Se conseguirmos colocar carbono no solo por cinco anos, isso é um passo na direção certa”, diz Hofmockel. “Mas se pudermos ter carbono estável no solo por séculos ou mesmo milênios, essa é uma solução.”

Publicado em 02/12/2021 16h31