O zumbido elétrico da vida pode ter se originado de raios primordiais

Há um zumbido elétrico na maioria dos animais, incluindo nós mesmos. Ninguém sabe de onde veio ou por que exatamente existe. Agora, novas pesquisas sugerem que esse zumbido elétrico veio de um raio primordial.

Na maioria dos vertebrados e invertebrados, há constante atividade elétrica celular de fundo, freqüentemente percorrendo o sistema nervoso, com uma pequena faixa de frequência de 5 a 45 Hertz – bem abaixo do alcance da audição humana para ondas sonoras. Um novo estudo, publicado na revista International Journal of Biometeorology, observa que essa faixa de frequência extremamente baixa (ELF) se sobrepõe às vibrações naturais na atmosfera causadas por raios.

“Cerca de 20 anos atrás, começamos a descobrir que muitos sistemas biológicos, desde os mais simples organismos como o zooplâncton no oceano até nossos cérebros, têm atividade elétrica exatamente na mesma faixa de frequência que a produzida pela atividade global de raios”, Colin Price, O autor principal do novo estudo e pesquisador da Escola Porter de Ciências do Ambiente e da Terra da Universidade de Tel Aviv, em Israel, disse à Live Science. “Pensamos que, em escalas de tempo evolutivas, ao longo de bilhões de anos, as formas de vida podem ter usado o que a natureza lhes deu e, de alguma forma, sincronizadas com essas frequências ou adaptadas a elas”.

Em todo o planeta, relâmpagos atingem o solo 50 a 100 vezes por segundo. Esses ataques são conhecidos desde os anos 1960 por criarem ondas de energia eletromagnética de frequência extremamente baixa que ressoam em torno da atmosfera do planeta t. Conhecidas como ressonâncias de Schumann, essas ondas ELF cercaram o planeta há bilhões de anos – desde que a Terra teve uma atmosfera. Embora a ressonância mais forte esteja em uma frequência próxima a 8 Hz, várias outras ocorrem entre 3 e 60 Hz. Hoje, as ressonâncias de Schumann podem ser medidas em qualquer lugar da Terra eletricamente silencioso, como em um deserto, longe de redes elétricas.

A nova teoria propõe que as células primordiais podem de alguma forma sincronizar sua atividade elétrica com essas ressonâncias atmosféricas naturais, particularmente a ressonância de pico próxima a 8 Hz. Essa sincronização não é incomum. Sincronizamos nosso ritmo circadiano com dias e estações; e muitas espécies navegam para fora do campo magnético da Terra.

“A evolução explora o que pode”, disse Michael Levin, biólogo da Universidade Tufts, em Massachusetts, que não participou da nova pesquisa. Ele observou, por exemplo, “quando os seres vivos são protegidos [bloqueados] de um campo geomagnético, eles não se desenvolvem corretamente”.

Hoje, nem toda a vida vibra exatamente na ressonância Schumann. Os pesquisadores sugerem que, enquanto o início da vida era sincronizado em torno de 8 Hz, a atividade celular nos animais vagava lentamente para outras frequências à medida que os animais evoluíam, com frequências diferentes sendo usadas para diferentes tipos de atividade no cérebro. Por exemplo, frequências específicas nas ondas cerebrais humanas foram ligadas a estados mentais específicos, como alerta, sonho e sono profundo. A ressonância Schumann é a mais próxima das frequências encontradas no estado de relaxamento profundo dos humanos, sugerindo que a vida primordial poderia estar em um estado semelhante ao relaxamento profundo.

Embora exista a possibilidade de que essa pesquisa leve a aplicações médicas, é altamente improvável que essa ressonância possa ser explorada para aplicações prejudiciais, observam os pesquisadores. As ondas, observam os pesquisadores, são um estado natural e pelo qual estamos constantemente cercados.

“Vivemos nesses campos, nos adaptamos a eles, evoluímos com eles e eles podem ter afetado nossa evolução”, disse Price à Live Science. “Mas não acho que esses campos estejam nos afetando diretamente hoje. Caso contrário, toda vez que houvesse uma tempestade nas proximidades, estaríamos caindo ou algo assim”.

Os pesquisadores ainda não identificaram como a ressonância dos raios e a atividade elétrica biológica poderiam ter sido sincronizadas. Uma idéia é que os raios poderiam afetar a transferência de íons cálcio nas células, e é assim que a maioria das atividades elétricas nos animais ocorre.

Nem todos os cientistas estão de acordo com a nova teoria. “A proposta … com toda a justiça, é especulativa”, disse James Lin, professor emérito da Universidade de Illinois em Chicago, que não estava envolvido com a nova pesquisa. Por exemplo, Lin observa que alguns sinais elétricos, como os que controlam a freqüência cardíaca, estão mais correlacionados com a massa corporal do que a ressonância de Schumann.

Os pesquisadores continuam analisando possíveis mecanismos, além de estender seu trabalho ao campo da botânica, procurando os efeitos dessas ressonâncias atmosféricas na fotossíntese.

“Há cada vez mais evidências de que parece haver ligações entre essas frequências atmosféricas naturais e organismos biológicos”, disse Price à Live Science. “Mas nós não entendemos, quais são as conexões e como estão funcionando, por isso é apenas um começo. Acabamos de publicar isso para divulgá-lo. Espero que outros possam avançar e avançar mais.”

Publicado em 09/07/2020 05h38