O espermatozóide de camundongo prosperou apesar de seis anos de exposição à radiação espacial

Depois de ser exposto à radiação espacial por três a seis anos na estação espacial, o espermatozóide de camundongo produziu centenas de filhotes espaciais saudáveis (alguns retratados).

T. WAKAYAMA / UNIVERSIDADE DE YAMANASHI

As descobertas sugerem que viajantes espaciais de longo prazo ainda podem dar à luz crianças saudáveis

O esperma parece não se incomodar com longos períodos no espaço sideral.

No mais longo experimento biológico na Estação Espacial Internacional, o esperma de camundongo liofilizado permaneceu viável após quase seis anos no espaço. A exposição à radiação espacial não parece prejudicar o DNA do espermatozóide ou a capacidade das células de produzir “filhotes espaciais” saudáveis, relatam os pesquisadores online em 11 de junho na Science Advances.

Isso pode ser uma boa notícia para os futuros viajantes do espaço. Cientistas temem que a exposição crônica à radiação espacial possa não apenas colocar os astronautas em risco de câncer e outras doenças, mas também criar mutações em seu DNA que possam ser transmitidas às gerações futuras. Os novos resultados sugerem que os viajantes do espaço profundo podem ter filhos com segurança.

Estudar como a radiação espacial afeta a reprodução é complicado. Os instrumentos na Terra não podem imitar perfeitamente a radiação espacial, e a ISS carece de freezers para armazenamento de células de longo prazo. Então, o biólogo Teruhiko Wakayama, da Universidade de Yamanashi em Kofu, no Japão, e seus colegas liofilizaram o esperma, permitindo que fosse armazenado em temperatura ambiente. A equipe então enviou espermatozoides de 12 ratos para a estação espacial, enquanto mantinham outros espermatozoides dos mesmos ratos no solo.

Depois de devolver os espermatozoides à Terra, reidratá-los e injetá-los em óvulos frescos de camundongos, a equipe transferiu esses embriões para camundongos fêmeas. Cerca de 240 filhotes espaciais saudáveis nasceram de espermatozoides mantidos na ISS por quase três anos; cerca de 170 outras nasceram de espermatozoides mantidos na estação espacial por quase seis anos. As análises genéticas não revelaram diferenças entre esses filhotes espaciais e os camundongos nascidos de espermatozoides armazenados no solo. Filhotes espaciais que acasalaram como adultos tiveram filhos e netos saudáveis.

Embora esses resultados sejam promissores, eles podem não capturar todos os efeitos da radiação espacial, uma vez que a ISS é parcialmente protegida da radiação pelo campo magnético da Terra. Além disso, a radiação espacial danifica o DNA, pelo menos em parte, ao estilhaçar moléculas de água nas células. Como os espermatozoides liofilizados não continham água, pode ter sido especialmente resistente à radiação.

Publicado em 14/06/2021 11h40