Morcegos zumbem como vespas para assustar corujas predadoras

Para as corujas, o pedido de socorro do morcego-orelha-do-rato maior soa semelhante ao zumbido das vespas.Crédito: F. Deschandol e P. Sabine/Biosphoto/Minden Pictures

A impressão alarmante é o primeiro caso conhecido de um mamífero copiando um inseto para deter espécies hostis.

Alguns morcegos podem imitar o som de vespas zumbindo para assustar as corujas, dizem os pesquisadores. A descoberta é o primeiro caso documentado de um mamífero imitando um inseto para deter predadores.

Muitos animais copiam outras criaturas em uma tentativa de parecerem menos palatáveis para os predadores. A maioria dessas imitações são visuais. A cobra escarlate não venenosa da América do Norte (Lampropeltis elapsoides), por exemplo, evoluiu para ter um código de cores semelhante à cobra coral oriental decididamente mais perigosa (Micrurus fulvius).

Agora, um estudo comparando o comportamento de corujas expostas a ruídos de insetos e morcegos sugere que morcegos com orelhas de rato (Myotis myotis) podem estar entre os poucos animais que armaram o som de outra espécie, diz o coautor Danilo Russo, ecologista animal. na Universidade de Nápoles Federico II na Itália.

“Quando pensamos em mimetismo, a primeira coisa que vem à mente é a cor, mas, neste caso, é o som que desempenha um papel crucial”, acrescenta. A pesquisa foi publicada em 9 de maio na Current Biology1.

Zumbido de abelha

Por serem noturnos e terem pouca visão, a maioria dos morcegos depende da ecolocalização para se orientar e se comunicar usando uma ampla variedade de outros ruídos. Russo notou pela primeira vez que o pedido de socorro do morcego com orelhas de rato parecia o zumbido de abelhas ou vespas enquanto ele pegava os morcegos para um projeto de pesquisa diferente.

Para investigar se outros animais podem fazer a mesma conexão, Russo e seus colegas compararam a estrutura sonora do zumbido da vespa europeia (Vespa crabro) com a do pedido de socorro do morcego. Na maioria das frequências, os dois sons não eram dramaticamente semelhantes, mas eram quando o chamado do morcego foi reduzido para incluir apenas as frequências que as corujas – um dos principais predadores do animal – são capazes de ouvir. Isso sugere que o pedido de socorro ouvido pelas corujas se assemelha fortemente ao zumbido de uma vespa, diz Russo, para enganar os predadores.

Para testar essa ideia, os pesquisadores tocaram ruídos de morcegos e insetos para corujas que vivem em cativeiro. Eles descobriram que os pássaros tendiam a se aproximar dos alto-falantes quando tocavam gravações de chamados de morcegos sociais, como se estivessem procurando por presas. Mas uma gravação de vespas zumbindo geralmente fazia as corujas se distanciarem dos alto-falantes.

Muitas das corujas também se afastaram dos alto-falantes quando ouviram o pedido de socorro dos morcegos. Isso apóia a ideia de que o zumbido dos morcegos pode confundir as corujas fazendo-as pensar que uma vespa está por perto, diz Russo.

Vespas e outros insetos que picam têm sinais de alerta comuns – como listras pretas e amarelas – que outros animais imitam para enganar os predadores e deixá-los em paz. Mas a coloração de advertência é menos óbvia à noite. “Faz todo o sentido para mim que os morcegos, com suas notáveis habilidades vocais, recorram a meios acústicos para enganar os predadores”, diz Mirjam Knörnschild, ecologista de comportamento animal do Museu de História Natural de Berlim.

As corujas evitam vespas na natureza, diz Johanna Mappes, ecologista evolucionária da Universidade de Helsinque, então não é de surpreender que elas desconfiassem de qualquer coisa que as lembrasse do zumbido dos insetos.

Russo diz que esta pesquisa pode ajudar os cientistas a identificar outras imitações baseadas em som que podem ter voado até agora sob o radar.

Publicado em 16/05/2022 12h57