Este organismo parecido com uma lagarta pode estar rastejando em sua boca agora

Imagem microscópica confocal da bactéria Conchiformibius steedae. (Philipp Weber e Silvia Bulgheresi)

Tu és muito especial. Você é um indivíduo com pensamentos, sentimentos, seu próprio conjunto único de experiências.

E você é tão quente e úmido – um habitat ambulatorial para trilhões de minúsculas bactérias microscópicas. Sua pele, seus folículos, suas entranhas, estão todos cheios de pequenos organismos pequenos demais para ver ou sentir.

Shhh, tudo bem. É melhor assim. Na verdade, é altamente possível que você não seria você sem eles. Mas alguns desses pequenos micróbios são bem estranhos – evoluindo e se adaptando aos ambientes únicos fornecidos pelo corpo humano.

Uma delas, descobriram os cientistas, é uma bactéria que vive em sua boca. Neisseriaceae é uma família de micróbios que inclui gêneros em forma de lagarta, encontrados em cerca de metade de todos os seres humanos, e novas pesquisas sugerem que eles evoluíram essa forma de corpo porque é mais adequada ao ambiente na cavidade oral humana.

Isso é muito bacana e nos dá algumas informações valiosas sobre a biodiversidade em sua boca.

Também tem implicações para o estudo da adaptabilidade bacteriana – o que é realmente importante para entender como, por exemplo, desenvolver agentes antibacterianos mais eficazes para livrar o corpo de infecções.

“Nosso trabalho lança luz sobre a evolução da multicelularidade e da divisão longitudinal em bactérias”, escrevem a equipe co-liderada pela bióloga celular Silvia Bulgheresi, da Universidade de Viena, na Áustria, e pelo geneticista microbiano Frédéric Veyrier, do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Científica (INRS). ).

“[Isso] sugere que membros da família Neisseriaceae podem ser bons modelos para estudar esses processos devido à sua plasticidade morfológica e rastreabilidade genética”.

Embora sua boca possa parecer um bom lugar para os micróbios viverem, não é exatamente o ambiente mais acolhedor. As células que revestem a superfície interna de sua boca estão constantemente sendo eliminadas à medida que novas células tomam seu lugar, e sua saliva torna as coisas muito escorregadias.

Isso torna mais difícil para qualquer coisa rastejante encontrar compra (o que, para ser justo, não parece atrasá-los – existem cerca de 700 espécies que vivem na boca humana).

Bulgheresi, Veyrier e seus colegas acreditam que pode ser por isso que algumas espécies de Neisseriaceae desenvolveram uma maneira interessante de se multiplicar.

Primeiro, a equipe usou microscopia eletrônica para estudar a forma das bactérias em detalhes, usando fluorescência para entender o crescimento celular.

Então, eles pegaram Neisseriaceae em forma de bastonete e introduziram mudanças genéticas para ver se poderiam reproduzir a evolução de um organismo em forma de bastonete para os tipos de aglomerados em forma de lagarta que podem ser encontrados se contorcendo na boca humana.

Imagem de micrografia eletrônica de varredura de um aglomerado de Simonsiella muelleri. (Sammy Nyongesa e Frédéric Veyrier)

Sua pesquisa sugere que os organismos, de fato, evoluíram de um ancestral em forma de bastonete.

Hoje, as bactérias se dividem ao longo de seu eixo longitudinal, ou o comprimento de seu corpo.

Mas, em vez de se separar, as bactérias individuais permanecem ligadas umas às outras, resultando em um aglomerado segmentado envolto em uma membrana externa compartilhada, um pouco como uma versão bacteriana do mascote rolly-polly, Bibendum.

Alguns dos micróbios neste pequeno coletivo também assumem formas diferentes, talvez para desempenhar papéis diferentes e distintos que beneficiam o grupo. Este pode ser um exemplo de como um organismo evolui de um unicelular para um multicelular.

“A multicelularidade torna possível a cooperação entre as células, por exemplo, na forma de divisão do trabalho e, portanto, pode ajudar as bactérias a sobreviver ao estresse nutricional”, escrevem os pesquisadores em seu artigo.

A equipe não conseguiu replicar a forma agrupada de espécies multicelulares como Conchiformibius steedae ou Simonsiella muelleri, talvez porque não conseguiram introduzir todos os eventos genéticos que levaram à forma atual em forma de lagarta. Mas o trabalho produziu células individuais mais longas e mais finas.

“Nós especulamos que no curso da evolução, através de uma reformulação dos processos de alongamento e divisão, a forma da célula mudou, talvez para prosperar melhor na cavidade oral”, diz Veyrier.

Ferramentas genéticas, observam os pesquisadores, serão necessárias para explorar as bactérias com mais detalhes.

No entanto, a abordagem evolutiva pode ser uma maneira complementar de estudar esses minúsculos organismos e como eles funcionam, além de uma melhor compreensão dos mecanismos subjacentes à relação simbiótica que eles têm com seus hospedeiros mamíferos (comparativamente) gigantes.

Publicado em 24/08/2022 23h23