Esta aranha tem um superpoder secreto que a deixa ficar debaixo d’água por mais de 30 minutos

A Trechalea extensa capturada na câmera. (Lindsey Swierk)

Para um sapo ou outro animal anfíbio, fugir para a água e se esconder por um longo período de predadores é a norma, mas é uma tática um pouco incomum para uma aranha.

No entanto, uma espécie recém-descoberta, Trechalea extensa, tem esse truque exato em suas oito mangas peludas – e respirar aparentemente não é necessário.

Para uma aranha comum, o custo de ficar submerso pode ser particularmente alto. Há perda de calor, falta de ar, diferentes predadores debaixo d’água e não há como comer.

Mas em um novo estudo, os pesquisadores descrevem uma aranha tropical encontrada ao lado de um riacho na Costa Rica, que ficou submersa por 32 minutos.

“Para muitas espécies, ficar molhado e com frio é quase tão arriscado para a sobrevivência quanto lidar com seus predadores”, diz a bióloga da Universidade de Binghamton e principal autora do novo estudo Lindsey Swierk.

“As aranhas Trechalea não eram conhecidas anteriormente por se esconderem debaixo d’água de ameaças – e certamente não por tanto tempo.”

Em julho de 2019, os pesquisadores estavam perto de um córrego na Estação Biológica Las Cruces, na província de Puntarenas, na Costa Rica, quando viram uma T. extensa sentada em uma pedra próxima a um pequeno córrego, parte do rio Java.

Quando os pesquisadores tentaram capturá-lo, a aranha decolou sobre a superfície da água – o que essas aranhas são conhecidas por fazer. Depois que os pesquisadores continuaram a perseguição, a aranha fez algo surpreendente – ela desceu uma rocha e submergiu cerca de 25 centímetros (10 polegadas) sob a água, e depois ficou lá por mais de meia hora.

Infelizmente para a aranha empreendedora, quando surgiu, os pesquisadores conseguiram capturá-la, mas a equipe também conseguiu filmar e fotografar a estranha exibição subaquática.

Embora suas observações sejam baseadas em apenas um encontro de aranha até agora, o segredo por trás dessa habilidade parece ser um ‘filme’ de ar envolvendo todo o seu corpo. Os pêlos que cobrem a aranha são tão repelentes à água que aparentemente podem produzir uma espécie de escudo do ar para proteger a aranha da dureza da água.

“A película de ar que envolve a aranha quando está debaixo d’água parece ser mantida no lugar por pelos hidrofóbicos que cobrem toda a superfície do corpo da aranha”, diz Swierk.

“É tão completo que a aranha quase parece ter sido mergulhada em prata. O filme de ar pode servir para manter as aberturas respiratórias longe da água, já que essas aranhas respiram ar. O filme de ar também pode ajudar a minimizar a perda térmica para a água fria da corrente em que a aranha se submerge.”

Publicado em 16/05/2022 07h23