Esses patos australianos podem aprender a xingar como pessoas, e os biólogos ficam empolgados

Um adorável pato almiscarado. (JJ Harrison / Wikimedia / CC BY 3.0)

Você não perderia um dos patos almiscarados da Austrália se o visse. O nome vem do cheiro almiscarado que os patos espalham durante a época de reprodução, e os machos têm um grande lóbulo preto abaixo do bico.

Mas se o pato almiscarado com quem você anda se chama Estripador, a outra dádiva mortal é … praguejar. Com palavras humanas. Para os pesquisadores de animais, esta é uma descoberta empolgante, e uma nova pesquisa investigou como algumas dessas espécies particulares de pato acabaram com essa característica.

“Adquirir vocalizações aprendendo-as de outros indivíduos só é conhecido por um número limitado de grupos de animais”, escrevem os etologistas Carel ten Cate (Universidade de Leiden) e Peter Fullagar em seu novo artigo.

“Aqui, fornecemos evidências de aprendizagem vocal em um membro de um clado basal da filogenia aviária: o pato almiscarado australiano (Biziura lobata).”

Um pato – Ripper – foi criado à mão na Reserva Natural de Tidbinbilla, no sudoeste da capital da Austrália, Canberra, na década de 80, e ele aprendeu a imitar notavelmente o som de uma porta batendo (você pode ouvir abaixo), bem como uma frase que soa muito como ‘seu idiota’.

Como Ripper acabou aprendendo esta frase particularmente australiana é desconhecido para os pesquisadores, embora eles acreditem que seja algo que seu zelador diria, e o pássaro aprendeu a repeti-lo.

“Ripper foi criado a partir de um ovo fresco proveniente de East Gippsland, Victoria, Austrália, em setembro de 1983 e era o único pato almiscarado presente no momento da criação”, escrevem os pesquisadores em seu artigo.

“Infelizmente, todos os documentos de Tidbinbilla foram perdidos no incêndio que varreu a reserva em janeiro de 2003, tornando difícil estabelecer todos os detalhes exatos.”

Quinze anos depois, um segundo pato – também macho – também viveu em Tidbinbilla, mas foi criado por uma fêmea em cativeiro, ao invés de um tratador humano. Ele foi gravado em junho de 2000 soando como um pato completamente diferente – um pato preto do Pacífico (Anas superciliosa). Infelizmente, muitas das informações sobre este pato também se perderam no mesmo incêndio.

No entanto, sabemos que ambos os patos usariam esses ruídos de imitação durante suas exibições de acasalamento. (Você pode imaginar a mistura de ruído e cheiro de almíscar?)

Esses eventos fascinantes aconteceram há algum tempo, mas os pesquisadores agora submeteram este caso como parte de uma edição especial da revista Philosophical Transactions da Royal Society of London B com foco no ‘aprendizado vocal em animais e humanos’.

“Esses sons já foram descritos antes, mas nunca foram analisados em detalhes e passaram até agora despercebidos pelos pesquisadores da aprendizagem vocal”, escrevem os pesquisadores.

“Junto com observações anteriores de diferenças vocais entre populações e vocalizações desviantes em indivíduos criados em cativeiro, essas observações demonstram a presença de aprendizado vocal avançado em um nível comparável ao de pássaros canoros e papagaios.”

A dupla de etologistas também observa uma série de outros patos almiscarados machos não registrados no Reino Unido que imitaram a tosse humana, um pônei bufando e o guincho de uma catraca.

O motivo pelo qual os pesquisadores estão interessados agora é porque muito poucos animais podem imitar sons vocais como esses patos almiscarados. Os patos almiscarados são o único membro vivo de seu gênero e são parentes muito distantes de outras aves que podem imitar ruídos, como pássaros canoros e papagaios.

Então, por que o pato almiscarado pode imitar? Curiosamente, a parte do cérebro associada ao aprendizado vocal em pássaros canoros e papagaios, o telencéfalo, também é relativamente maior nas aves aquáticas do que em outros grupos de pássaros.

Embora não seja totalmente certo, os pesquisadores suspeitam que o pato almiscarado desenvolveu sua capacidade de imitação separadamente para outras espécies de imitação, porque esses pássaros estão perto do tronco da árvore evolutiva do pássaro – o que significa que se ele evoluiu uma vez muito cedo dentro deles, a habilidade deve ter então foi perdido muitas vezes desde então. Portanto, faria mais sentido que ele evoluísse separadamente algumas vezes.

“O aprendizado vocal no pato almiscarado representaria um caso de evolução independente, levantando muitas questões que vão desde os mecanismos neurais e comportamentais envolvidos até o histórico evolutivo e adaptativo do aprendizado vocal nesta espécie”, escreveram os pesquisadores.

“Portanto, as imitações relatadas exigem uma documentação e análise mais extensas.”

Ainda há muito mais pesquisas a serem feitas. Como explicam os pesquisadores, nem mesmo sabemos quais espécies vivas estão mais próximas do pato almiscarado, embora saibamos que nenhum outro pato ou ave mostrou tal habilidade.

Até descobrirmos mais sobre essa espécie incrível, nas palavras do pato Estripador – somos idiotas.

Publicado em 07/09/2021 21h19