Espécies de morcegos recém-descobertas têm cores de Halloween

Myotis nimbaenis foi nomeado para as montanhas Nimba onde foi encontrado. (© Bat Conservation International)

O morcego de seis onças vive em poços de minas abandonados nas montanhas Nimba da Guiné

Com uma grande rede e um golpe de sorte, os cientistas descobriram uma nova espécie de morcego que tem pelo laranja brilhante e asas pretas. Os pesquisadores descrevem a espécie, que chamam de Myotis nimbaenis, na revista American Museum Novitates.

Jon Flanders, diretor de intervenção em espécies ameaçadas da Bat Conservation International, estava liderando uma expedição com outros oito pesquisadores nas montanhas Nimba, na Guiné, quando encontraram o morcego laranja. Muitos morcegos vivem nos poços de minas abandonados nas montanhas, que agora são instáveis e inseguros para entrar, então os pesquisadores jogaram redes nas entradas para prender os morcegos enquanto eles voavam, relata Darryl Fears para o Washington Post. Certa noite, em janeiro de 2018, um morcego de cores vivas se destacou entre seus vizinhos de pelos escuros, também pego na rede.

“A cor é simplesmente fenomenal”, disse Flanders ao Post. “Suas asas são pretas com esses dedos laranja. Não há muitos morcegos laranja no mundo. Eu não costumo trabalhar com tantos morcegos de cores vivas. É definitivamente incomum para mim. ”

Cientistas que trabalhavam na Guiné encontraram o morcego enquanto procuravam uma espécie em extinção que vive em minas abandonadas. (Ilustração de Fiona Reid)

Existem cerca de 1.400 espécies de morcegos no mundo, incluindo algumas laranjas na China e na América do Sul – longe da casa de M. nimbaenis na África Ocidental. Nos últimos anos, mais de 20 novas espécies de morcegos foram adicionadas à lista, mas essas descobertas geralmente acontecem quando os cientistas descobrem as pequenas diferenças genéticas e físicas entre espécies quase idênticas.

“Esse tipo de situação em que pesquisadores experientes saíram a campo e pegaram um animal, seguraram-no na mão e disseram: ‘Isso é algo que não podemos identificar’, isso é muito mais incomum”, diz o Museu Americano de História Natural curadora de mamíferos, Nancy Simmons, para Rachel Nuwer, do New York Times.

Flanders e seu colega Eric Moïse Bakwo Fils, biólogo da Universidade de Maroua, estavam procurando o morcego de folha redonda de Lamotte, em perigo de extinção, quando notaram um morcego laranja brilhante em sua rede, relata o Washington Post. No início, os cientistas pensaram que poderia ser uma variação de cor incomum de uma espécie já conhecida. Mas depois que a dupla passou a noite toda procurando guias de identificação, livros e recursos online para encontrar uma espécie compatível, eles não conseguiram encontrar nenhuma.

“Entramos na sala pela manhã e dissemos ao mesmo tempo ‘Acho que temos uma nova espécie'”. Flanders disse ao Washington Post.

Para se certificar de que haviam encontrado algo novo, a equipe da expedição capturou novamente o primeiro morcego que encontraram, um macho e outra fêmea. Em seguida, eles entraram em contato com Simmons, que também é presidente do grupo de taxonomia de morcegos da União Internacional para a Conservação da Natureza. Simmons consultou as coleções de morcegos no Museu Americano de História Natural de Nova York, no Museu Nacional de História Natural Smithsonian em Washington, DC e no Museu Britânico de História Natural em Londres para ver se alguma de suas coleções continha uma correspondência com o brilhantemente projeto genético ou características físicas do morcego colorido.

A equipe concluiu que a nova espécie de morcego é pelo menos 5% diferente das espécies aparentadas mais próximas, relata o Times.

Em seguida, os cientistas esperam estudar mais sobre a ecologia de M. nimbaenis – onde vive, o que come e o que precisa em um habitat.

“Esses morcegos são encontrados apenas nesta área no topo das montanhas Nimba”, disse Simmons ao Washington Post. “Eles poderiam ter sido extintos e ninguém jamais saberia.”

Como os morcegos provavelmente só são encontrados nessas montanhas, que são picos isolados em uma paisagem plana, eles provavelmente são uma espécie em extinção. Mas Flanders disse ao New York Times: “Quanto mais sabemos sobre isso, mais saberemos como protegê-lo.”

Publicado em 16/01/2021 14h01