Dentes de mamute com milhões de anos produzem a sequência de DNA mais antiga do mundo

Ilustrativo: pesquisadores com um mamute peludo bebê descoberto congelado em argila e lama na Península Yamal da Sibéria, na Rússia, e considerado o exemplo mais completo da espécie já encontrado, no Museu de História Natural de Londres, em 19 de maio de 2014. (AP Photo / Matt Dunham)

A análise de genomas de espécies extintas revela uma linhagem genética anteriormente não reconhecida e ilumina a Idade do Gelo e a vida de seus mamíferos gigantes

PARIS, França (AFP) – Dentes de mamutes enterrados no permafrost siberiano por mais de um milhão de anos produziram o DNA mais antigo do mundo já sequenciado, de acordo com um estudo publicado na quarta-feira, iluminando o passado genético com o holofote genético.

Os pesquisadores disseram que os três espécimes, um com cerca de 800 mil anos e dois com mais de um milhão de anos, fornecem informações importantes sobre os mamíferos gigantes da Idade do Gelo, incluindo a herança ancestral do mamute peludo.

Os genomas excedem em muito o DNA mais antigo previamente sequenciado – um cavalo que data entre 780.000 e 560.000 anos atrás.

“Este DNA é incrivelmente antigo. As amostras são mil vezes mais antigas do que os vestígios de Viking e até são anteriores à existência de humanos e neandertais”, disse Love Dalen, professor de genética evolutiva do Centro de Paleogenética de Estocolmo, autor sênior do estudo publicado na Nature.

Esculturas de mamutes em bronze perto do estádio Biathlon em Khanty-Mansiysk, Sibéria Ocidental, Rússia, 24 de março de 2010. (AP Photo / Mikhail Metzel)

Os mamutes foram originalmente descobertos na década de 1970 na Sibéria e mantidos na Academia Russa de Ciências em Moscou.

Os pesquisadores primeiro dataram os espécimes geologicamente, com comparações com outras espécies, como pequenos roedores, conhecidos por serem únicos em determinados períodos de tempo e encontrados nas mesmas camadas sedimentares.

Isso sugere que dois dos mamíferos eram mamutes das estepes com mais de um milhão de anos.

O mais jovem do trio é um dos primeiros mamutes lanosos já encontrados.

Quebra-cabeça de DNA

Eles também extraíram dados genéticos de pequenas amostras de pó de cada dente de mamute, “essencialmente como uma pitada de sal que você colocaria no prato”, disse Dalen em uma entrevista coletiva.

Embora tenha se degradado em fragmentos muito pequenos, os cientistas foram capazes de sequenciar dezenas de milhões de pares de bases químicas, que constituem as fitas de DNA, e realizar estimativas de idade a partir de informações genéticas.

Isso sugere que o mamute mais velho, chamado Krestovka, é ainda mais velho, com aproximadamente 1,65 milhão de anos, enquanto o segundo, Adycha, tem cerca de 1,34 milhão de anos, e o mais novo Chukochya tem 870.000 anos.

Dalen disse que a discrepância para o mamute mais velho pode ser uma subestimação no processo de datação do DNA, o que significa que a criatura provavelmente tinha cerca de 1,2 milhão de anos, conforme sugerido pelas evidências geológicas.

Um cientista em um laboratório de testes genéticos (iStock)

Mas ele disse que era possível que o espécime fosse realmente mais velho e tivesse descongelado do permafrost em um ponto e depois ficado preso em uma camada mais jovem de sedimento.

Os fragmentos de DNA eram como um quebra-cabeça com milhões de peças minúsculas, “muito, muito, muito menores do que você obteria com o DNA moderno de alta qualidade”, disse o autor principal Tom van der Valk, do Laboratório de Ciência para a Vida da Universidade de Uppsala.

Usando um genoma de um elefante africano, um parente moderno do mamute, como um projeto para seu algoritmo, os pesquisadores foram capazes de reconstruir partes dos genomas dos mamutes.

O estudo descobriu que o mamute Krestovka mais velho representa uma linhagem genética até então não reconhecida, que os pesquisadores estimam divergir de outros mamutes cerca de dois milhões de anos atrás e ser ancestral daqueles que colonizaram a América do Norte.

O estudo também rastreou a linhagem do mamute da estepe Adycha de um milhão de anos até Chukochya e outros mamutes lanosos mais recentes.

Ele encontrou variantes genéticas associadas à vida no Ártico, como pilosidade, termorregulação, depósitos de gordura e tolerância ao frio no espécime mais velho, sugerindo que os mamutes já eram peludos muito antes do surgimento do mamute lanoso.

Gigantes da era do gelo

A Sibéria tem alternado entre condições secas e frias da Idade do Gelo e períodos quentes e úmidos.

Agora a mudança climática está derretendo o permafrost e revelando mais espécimes, disse Dalen, embora o aumento das chuvas possa significar que os restos mortais sejam arrastados.

Ele disse que novas tecnologias significam que pode ser possível sequenciar DNA ainda mais antigo de restos encontrados no permafrost, que data de 2,6 milhões de anos atrás.

Ilustrativo: os cientistas russos Sergey Zimov extraem amostras de ar de permafrost congelado perto da cidade de Chersky na Sibéria, Rússia, 27 de outubro de 2010. (AP Photo / Arthur Max)

Os pesquisadores estão ansiosos para observar criaturas como os ancestrais dos alces, almíscares, lobos e lemingues, para iluminar a evolução das espécies modernas.

“A genômica foi empurrada para o tempo profundo pelos gigantes da Idade do Gelo”, disse Alfred Roca, professor do Departamento de Ciências Animais da Universidade de Illinois, em um comentário publicado na Nature.

“Os pequenos mamíferos que os rodeavam podem em breve também ter seu dia.”

Publicado em 17/02/2021 21h46