Cientistas dizem que encontraram os genes que tornam a água-viva imortal imortal

Os cientistas estudam a água-viva imortal para aprender sobre sua reprodução de DNA, ciclo de vida e telômeros. Novas pesquisas revelam seus genes especiais.

O segredo da imortalidade pode estar contido em uma água-viva menor que uma unha humana, então os cientistas passaram as últimas décadas tentando desvendar os segredos da Turritopsis dohrnii, mais comumente chamada de água-viva imortal.

Na segunda-feira, pesquisadores da Universidade de Oviedo, na Espanha, publicaram uma nova pesquisa na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) que pode ajudar a desvendar esse mistério. Para encurtar a história, a água-viva imortal parece ter o dobro de cópias dos genes associados à reparação e proteção do que seu primo relacionado – mas mortal ?, a água-viva carmesim conhecida como Turritopsis rubra.

?Enquanto o envelhecimento afeta a maioria dos organismos vivos, o hidrozoário Turritopsis dohrnii é a única espécie capaz de rejuvenescer repetidamente após a reprodução sexual, tornando-se biologicamente imortal?, escreveram os autores no artigo. “Identificamos variantes e expansões de genes associados à replicação, reparo de DNA, manutenção de telômeros, ambiente redox, população de células-tronco e comunicação intercelular”.

Capacete

O reparo do DNA e os telômeros são particularmente importantes para a criatura. Quando os tempos são difíceis ou a geleia está morrendo de fome, ela reabsorve seus próprios tentáculos e afunda no fundo do mar, onde se torna um pólipo bebê mais uma vez e jorra mais geleias que eventualmente amadurecerão em medusas.

Os telômeros da geléia agem como pequenos capacetes de DNA, protegendo as extremidades dos filamentos cromossômicos à medida que se reproduzem. Normalmente, os telômeros ficam mais curtos e são “usados” durante esse processo, mas esse não é o caso de Turritopsis dohrnii.

Então geléia

É fácil invejar a água-viva imortal, mas é igualmente importante ter cuidado com o que você deseja. Ainda não sabemos como Turritopsis dohrnii edita suas células com tanta facilidade e, em nível semântico e filosófico, não está claro se as medusas resultantes são o mesmo indivíduo ou não.

Ainda assim, os pesquisadores estão empolgados – um dos melhores vídeos explicativos da web sobre essa geleia especial descreve como aprender a substituir células cerebrais, por exemplo, pode desbloquear novos tratamentos para doenças que os humanos ainda não conseguiram tratar , como Parkinson ou Alzheimer.

Em um comunicado, o autor do estudo e professor da Universidade de Oviedo confirmou que a equipe espera descobrir como ajudar os humanos a viver mais.

“A partir desse conhecimento, esperamos encontrar melhores respostas para as muitas doenças associadas ao envelhecimento que nos sobrecarregam hoje”, disse Carlos López-Otín.

Publicado em 01/09/2022 21h42