Cientistas descobrem o maior organismo do mundo, esfriando sob o oceano

As ervas marinhas cobrem uma área do tamanho de cerca de 20.000 campos de futebol, dizem pesquisadores – Mistérios das profundezas!

Cientistas da Universidade da Austrália Ocidental (UWA) tiveram uma surpresa fascinante quando, ao tentar estudar as diferenças genéticas entre plantas em um enorme prado submarino, suas amostras revelaram que o “prado” era na verdade apenas um muito antigo – e muito grande – organismo.

De acordo com o The Guardian, esta única planta de Posidonia australis, mais comumente conhecida como erva daninha, se estende por surpreendentes 77 milhas quadradas de terra submarina na costa da Baía dos Tubarões, na Austrália Ocidental. Para perspectiva, isso é três vezes o tamanho de Manhattan. Afastem-se, árvores! Há um novo – bem, ~ 4.500 anos – gigante na cidade.

Deixa a em paz!

A erva daninha é resiliente, o que é uma das razões pelas quais ela conseguiu prosperar nas condições desafiadoras de Shark Bay. A área também foi relativamente intocada por humanos, o que tende a ser uma coisa boa quando se trata da saúde dos oceanos.

Mas é a própria muda original que impressionou a comunidade científica. Um híbrido de duas espécies diferentes de ervas marinhas, esse pequeno colonizador notável de alguma forma manteve os cromossomos da mãe e do pai.

“Em vez de obter metade de seus genes da mãe e metade do pai, ele manteve todos eles”, disse a pesquisadora da UWA e coautora de um estudo sobre a descoberta, Dra. Elizabeth Sinclair.

Assim, a planta possui diversidade genética inerente, fator crítico para a saúde e longevidade das populações vegetais que permite a adaptação às mudanças ambientais. Isso também significa que nosso amigo do tamanho de um campo de rúgbi de 20.000 foi capaz de continuar crescendo por meio de rizomas, em vez de se reproduzir, desde que brotou pela primeira vez.

Fale sobre auto-suficiente. E esta planta não é nada egoísta em seus esforços – o prado é um refúgio para todos os tipos de criaturas marinhas, incluindo “tartarugas, golfinhos, dugongos, caranguejos e peixes”, de acordo com o Guardian. Então, vamos continuar deixando essa rainha independente por conta própria, certo?

Publicado em 05/06/2022 23h50