Cientistas descobrem criaturas do fundo do mar ‘Vantablack’

Uma equipe de biólogos marinhos descobriu 16 novas espécies de peixes assustadores do fundo do mar que refletem quase nenhuma luz, relata a Wired – muito parecido com o material ultra preto Vantablack.

A bióloga marinha Karen Osborn ficou espantada quando tentou tirar fotos de uma presa, um monstro apavorante do mar profundo, por razões de catalogação. O peixe parecia absorver quase toda a luz que seu estúdio subaquático brilhava, deixando apenas silhuetas assustadoras.

“Eu já havia tentado tirar fotos de peixes do fundo do mar e não tinha nada além dessas fotos realmente horríveis, onde você não consegue ver nenhum detalhe”, disse Osborn, co-autor de um artigo sobre os peixes publicado na Current Biology, à Wired. . “Como é que eu posso acender duas luzes estroboscópicas para elas e toda essa luz simplesmente desaparecer?”

“É como olhar para um buraco negro”, disse o autor principal, Alexander Davis, biólogo da Duke University, ao The New York Times.

Algumas das espécies recém-descobertas são tão escuras que absorvem 99,956% da luz que a atinge. Por contexto, no ano passado, os engenheiros do MIT alegaram que criaram acidentalmente o material mais escuro que absorve 99,995% da luz que entra – 10 vezes mais escuro que o Vantablack, um material de nanotubo de carbono extremamente escuro e difícil de produzir, projetado pela empresa britânica de nanotecnologia Surrey Nanosystems.

“Não tínhamos idéia de que havia algum peixe ultra preto”, disse Davis à Wired. “Até onde sabíamos, os únicos vertebrados ultra-negros eram essas aves do paraíso e algumas outras espécies de aves.”

“Foi o primeiro caso que temos de algo que esse preto também está sendo usado como camuflagem”, acrescentou.

Os oceanos do fundo do mar são realmente muito mais brilhantes do que você imagina. Pode haver pouca ou nenhuma luz natural penetrando centenas de metros na água do oceano, mas criaturas e bactérias bioluminescentes produzem muita luz por si mesmas.

Ao mesmo tempo, a luz produzida por esses organismos tende a chamar a atenção das presas, sugerindo que os peixes ultra-negros podem se camuflar para impedir que sejam detectados quando perseguem suas presas – ou se escondem de outros predadores.

Então, como esses peixes ficam tão escuros? Camadas especiais de melanossomas, pequenas estruturas celulares cheias de melanina – o mesmo pigmento natural que tinge a pele humana – dispersam os fótons e os impedem de encontrar o caminho de volta.

Uma espécie, o peixe-dragão-de-linha-preta, chegou a ser apenas ultra-preto quando jovem – provavelmente um mecanismo de defesa para protegê-lo quando ele precisa se esconder de predadores.

Outras espécies tinham melanossomas que revestem suas entranhas para garantir que qualquer peixe bioluminescente que comiam não ceda sua posição. “Você não quer nadar com uma barriga brilhante, certo?” Osborne disse à Wired. “Isso está apenas pedindo problemas”.

Então, poderemos fazer nosso próprio revestimento Vantablack inspirado em peixes do fundo do mar? De acordo com Davis, você precisa ser capaz de fazer as nanopartículas do tamanho e formato certos, “então você deve poder revestir qualquer coisa com ela”, como ele explicou à Wired.

Publicado em 18/07/2020 20h13