Cientistas acabam de descobrir três novos tipos de esponja carnívora no oceano profundo

Lycopodina hystrix. (Ekins et al., Zootaxa, 2020)

Mesmo sabendo que o fundo do mar é estranho, ‘esponjas marinhas carnívoras’ ainda soam como algo saído de um filme de ficção científica. No entanto, os pesquisadores acabam de anunciar a descoberta de três novas espécies na costa da Austrália.

Mergulhe algumas centenas de metros no oceano e começa a parecer que você está em um mundo totalmente novo: de uma criatura que se parece com uma estrela do mar cruzada com um polvo a peixes devoradores de tubarões e esponjas carnívoras nós ‘ nunca vi antes.

“Isso só mostra o quanto de nossos oceanos profundos ainda está para ser explorado – essas esponjas em particular são bastante únicas, pois só são encontradas nesta região específica de The Great Australian Bight – uma região que estava programada para exploração de petróleo em alto mar “, disse um dos pesquisadores, Merrick Ekins, gerente da coleção de invertebrados marinhos do Queensland Museum.

Normalmente, as esponjas do mar são alimentadoras de filtros multicelulares – elas têm tecidos furados para o fluxo de água, da qual suas células extraem oxigênio e alimentos. Eles são criaturas muito simples, sem sistema nervoso, digestivo ou circulatório, mas existem de alguma forma há mais de 500 milhões de anos.

Imagem do microscópio eletrônico de varredura de oxyasters de Abyssocladia. (Ekins et al., Zootaxa, 2020)

Mas as esponjas carnívoras são um pouco diferentes. Algumas esponjas carnívoras ainda usam o sistema de fluxo de água, enquanto outras (como as três espécies recém-descobertas) perderam totalmente essa habilidade e pegam pequenos crustáceos e outras presas usando filamentos ou ganchos.

Os pesquisadores neste estudo encontraram três novas espécies de esponjas carnívoras – Nullarbora heptaxia, Abyssocladia oxyasters e Lycopodina hystrix, que também são todos novos gêneros, bem como uma espécie intimamente relacionada de esponja que não é carnívora, Guitarra davidconryi. Todas essas espécies foram encontradas em profundidades entre 163 e mais de 3.000 metros (535 a 9.842 pés) de profundidade.

“Aqui, relatamos mais quatro novas espécies de esponjas descobertas em Great Australian Bight, South Australia. Esta área foi recentemente pesquisada, usando um Smith-McIntyre Grab e um Remotely Operated Vehicle (ROV) para fotografar e coletar a biota marinha “, escrevem os pesquisadores em seu novo artigo.

“Essas novas espécies são as primeiras espécies carnívoras registradas no sul da Austrália e aumentam o número de espécies registradas na Austrália para 25.”

As esponjas também são mais bonitas do que você poderia imaginar, parecendo um pouco com flores com suas saliências pontiagudas, mas não muito com esponjas.

Close up de A. oxyaster. (Ekins et al., Zootaxa, 2020)

As esponjas carnívoras estão passando por um momento. Sabemos sobre eles desde 1995, mas muitos mais foram descobertos recentemente em todo o mundo.

“Nas últimas duas décadas, nosso conhecimento sobre a diversidade das esponjas carnívoras quase dobrou”, explica a mesma equipe em um artigo anterior, onde descreveu a descoberta de 17 novas espécies de esponjas carnívoras.

“[Isso é] em parte devido aos rápidos avanços na tecnologia do mar profundo, incluindo ROVs e submersíveis capazes de fotografar e colher esponjas carnívoras intactas, e também aos esforços hercúleos de uma série de taxonomistas contemporâneos que redescreveram muitas das espécies mais antigas descritas no século 19 e séculos 20. ”

Quase todas as espécies de esponjas carnívoras encontradas na Austrália foram descobertas durante uma CSIRO RV Investigator Voyage em 2017, mostrando a importância dessas investigações em alto mar.

Com o fundo do oceano ainda praticamente inexplorado, imaginamos que veremos muitas outras espécies de esponjas carnívoras e outras criaturas marinhas estranhas e maravilhosas.

Publicado em 18/01/2021 13h05