Alguns pássaros aprendem a reconhecer chamados enquanto ainda estão nos ovos

Soberbos fadas carriças fêmeas (um mostrado) cantam enquanto incubam seus ovos. Os cientistas já sabiam que os descendentes não eclodidos dos pássaros parecem distinguir entre canções de sua própria espécie e as de outras. Outros pássaros também podem ter essa habilidade, sugere um novo estudo. – ANDREW HAYSOM / ISTOCK / GETTY IMAGES PLUS

A percepção do som pré-natal é mais difundida do que se pensava, uma nova pesquisa sugere

Mais de uma década atrás, a ecologista comportamental Diane Colombelli-Négrel estava instalando ninhos de carriças-fadas soberbos para registrar os sons dos pássaros quando percebeu algo estranho. A mãe das fadas carriças cantava enquanto incubava seus ovos, embora fizesse mais sentido ficar quieta para evitar atrair predadores.

A descoberta “foi um pouco acidental”, diz Colombelli-Négrel, da Flinders University em Adelaide, Austrália. E isso a fez se perguntar: Será que os filhotes de passarinho estão aprendendo sons, ou talvez até canções, antes mesmo de chocar?

Os cientistas há muito se perguntam como os indivíduos, no início do desenvolvimento, aprendem a perceber sons distintos. Sabe-se que os fetos humanos aprendem a reconhecer a voz da mãe. Para pássaros como as fantásticas carriças (Malurus cyaneus), que aperfeiçoam suas canções com orientação dos pais, pensava-se que a percepção do som começava bem após a eclosão. Mas quando ficou óbvio que as mães aves cantavam intencionalmente para os ovos, “sabíamos que estávamos no caminho certo”, diz a ecologista aviária Sonia Kleindorfer, da Universidade de Viena.

Pesquisas anteriores de Colombelli-Négrel, Kleindorfer e colegas mostraram que as fantásticas carriças-fadas não eclodidas aprendem uma “senha” vocal da mãe que ajuda as mães a discriminar seus próprios filhotes daqueles de invasores cuco traquinas. Além do mais, as fantásticas carriças-das-fadas não eclodidas parecem distinguir entre canções de sua própria espécie e outras, relatou a equipe em 2014.

A ecologista comportamental Diane Colombelli-Négrel (mostrada nas Galápagos) tem estudado fantásticas carriças-feiras e os sons que elas fazem enquanto incubam seus ovos por mais de uma década. – KATHARINA PETERS

Essa habilidade se estende além das fantásticas carriças-fadas, sugere uma nova pesquisa. Pelo menos quatro tipos adicionais de pássaros reconhecem sons específicos de suas espécies enquanto ainda estão em seus ovos, os pesquisadores relatam em 25 de outubro Philosophical Transactions of the Royal Society B.

A descoberta é uma surpresa para muitos cientistas do canto dos pássaros, diz o neurocientista de aprendizagem vocal Wan-chun Liu, da Universidade Colgate em Hamilton, N.Y., que não esteve envolvido na nova pesquisa. “Costumávamos pensar que muito do aprendizado acontecia após a eclosão, mas agora parece haver mais e mais evidências sugerindo, mesmo no estágio embrionário … eles estão ouvindo”, diz ele.

Em pássaros e humanos, uma queda na frequência cardíaca embrionária é conhecida por indicar atenção a um estímulo. Os estudos anteriores de Colombelli-Négrel e seus colegas com carriças feericamente não eclodidas mostraram uma diminuição da frequência cardíaca em resposta a sons repetidos de sua própria espécie, mas não de outros.

Para investigar se esse fenômeno está disseminado entre as aves, a equipe voltou sua atenção para os batimentos cardíacos embrionários de codornizes japonesas em cativeiro (Coturnix japonica domestica), além de mais três espécies selvagens: pequenos pinguins (Eudyptula minor), carriças-de-asa-vermelha (Malurus elegans ) e os pequenos tentilhões de solo de Darwin (Geospiza fuliginosa).

A equipe removeu temporariamente 109 ovos de ninhos e mediu a freqüência cardíaca de pintinhos não eclodidos antes, durante e após a exposição a playbacks de canções de sua própria espécie ou de outras. E os pesquisadores investigaram se 138 embriões individuais se habituaram a sons repetidos de indivíduos desconhecidos cantando canções da própria espécie, o que implicaria que o aprendizado ocorreu.

“Esperávamos encontrar evidências de aprendizagem nos pássaros canoros, mas não nas codornizes e nos pinguins”, diz Colombelli-Négrel. Isso ocorre porque os pinguins e as codornizes são “não aprendizes vocais” – pássaros que têm cantos geneticamente programados desde o nascimento e não aprendidos com um tutor.

Para a surpresa dos pesquisadores, todos os embriões mostraram não apenas uma diminuição da frequência cardíaca em resposta a sons repetidos de sua própria espécie, mas também habituação. Essa descoberta sugere que esses pássaros aprendem a perceber os sons de suas canções específicas da espécie embrionicamente.

Os cientistas não sabem por que os pinguins e as codornizes, que têm seus próprios gritos geneticamente embutidos, têm a capacidade de distinguir os gritos de sua própria espécie dos de outras aves desde o nascimento. Talvez seja útil para a sobrevivência, especulam os pesquisadores.

“Os pássaros são como os humanos no sentido de que há comunicação entre a mãe ou o pai e a prole mesmo antes do nascimento”, diz o co-autor Mark Hauber, neurobiologista da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. A equipe espera estudar a percepção sonora pré-natal em ainda mais espécies de pássaros para sondar as vantagens desse ovo-u-cátion precoce.

Publicado em 20/09/2021 09h54