A grande morte: um novo estudo pode ter revelado a razão por trás da maior extinção em massa do mundo

Ilustração mostrando as emissões de metano no final do Permiano; pesquisadores coletando amostras para o estudo

1440 gigatoneladas de metano podem ter sido liberadas na atmosfera no final da era do Permiano.

As emissões de metano criadas pela atividade vulcânica que queima depósitos enterrados de combustíveis fósseis podem ter desempenhado um papel importante no aquecimento global que desencadeou o maior evento de extinção em massa da história da Terra, sugere um novo estudo.

A extinção em massa do final do Permiano, também conhecida como “a grande morte”, aconteceu há cerca de 260 milhões de anos e eliminou mais de 90% das espécies marinhas da Terra e mais de 75% das espécies terrestres.

Pesquisas anteriores concluíram que o evento de extinção provavelmente foi causado pelos efeitos devastadores de um período de intenso aquecimento global e encontraram evidências de que grandes volumes de emissões de carbono liberadas por vulcões foram o principal fator do aquecimento global por trás da extinção em massa do final do Permiano.

Neste novo estudo, publicado pela revista Nature Communications, os pesquisadores descobriram evidências para mostrar que grandes volumes de metano de alta temperatura desencadeados por atividade vulcânica maciça também podem ter desempenhado um papel significativo no aquecimento.

A pesquisa, liderada por cientistas da Universidade de Lancaster, juntamente com pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, da Universidade de Manchester e da parceira industrial PetroChina, focou no campo de gás Anyue, localizado na Bacia de Sichuan, na China. O campo de gás fica em uma área que, no final da Era do Permiano, abrigava atividade vulcânica em grande escala – essas áreas, caracterizadas por depósitos de rocha ígnea generalizados, são conhecidas como Grandes Províncias Ígneas.

Após a amostragem de poços de gás natural na bacia e considerando o volume dos reservatórios de gás, bem como a densidade da rocha e as quantidades de pirobetume (um subproduto da quebra do petróleo em metano) presentes, os cientistas calcularam que até 1440 gigatoneladas de metano podem ter sido liberadas na atmosfera de toda a bacia durante o final da era do Permiano.

Em termos de aquecimento global, os cientistas dizem que isso é o equivalente a mais de 40.410 Gigatoneladas de dióxido de carbono – que é 1.000 vezes as emissões anuais de carbono das pessoas modernas – já que o potencial de aquecimento global do metano é 28 vezes maior que o do dióxido de carbono em 100 período de -ano.

Os cientistas acreditam que essas grandes quantidades de metano podem ter sido criadas como depósitos subterrâneos de carvão e petróleo vulcânicos superaquecidos.

Zheng Zhou, professor sênior da Universidade de Lancaster e principal autor do artigo, disse: “A nova combinação dessas técnicas de isótopos neste estudo forneceu fortes evidências para a geração e emissão de metano de alta temperatura na Bacia de Sichuan durante o final do Permiano.

“Na história da Terra, grandes quantidades de matéria orgânica foram enterradas no subsolo. Quantidades muito grandes de metano podem ter sido geradas e liberadas do óleo ou de outra matéria orgânica enterrada no subsolo, pelo aquecimento das plumas do manto.

“As emissões de dióxido de carbono foram um dos principais impulsionadores do aquecimento global e da extinção em massa, mas nossas descobertas mostram que uma liberação tão grande de metano pode ter sido outro fator importante do aquecimento global e das mudanças climáticas durante o final do Permiano e pode ter contribuído para extinções em massa. no passado.”

Usando uma técnica de “isótopo de metano aglomerado”, eles calcularam a temperatura de formação do metano de alta temperatura, que eles descobriram ser em torno de 256°C. Isso foi mais alto do que as temperaturas normalmente experimentadas durante a história do soterramento geológico do reservatório de gás – sugerindo o envolvimento de uma fonte adicional de aquecimento.

Além disso, a análise de isótopos de gases nobres nas amostras identificou o envolvimento de fluidos derivados do manto, confirmando que o manto estava envolvido na geração de metano. O metano poderia subseqüentemente subir à superfície através de rachaduras e fissuras e na atmosfera.

Estudos anteriores mostraram que a Grande Província Ígnea nesta região invadiu a bacia durante o final do Permiano, razão pela qual os pesquisadores suspeitam que o metano foi criado durante este período.

Os pesquisadores acrescentam que mais pesquisas são necessárias para entender as emissões de metano de outros locais associados à atividade relacionada ao manto e investigar a distribuição global e o impacto do metano em alta temperatura.

Publicado em 04/12/2022 23h36