A baleia que encalhou na Flórida é uma espécie completamente nova e já está em perigo

Esta baleia de 38 pés (11,5 metros) de comprimento encalhou na Flórida em 2019. O macho adulto agora é considerado parte de uma espécie completamente nova e ameaçada de extinção chamada baleia de Rice.

(Imagem: © Florida Everglades National Park)

Uma baleia de 38 pés (11,5 metros) de comprimento que chegou à costa nos Everglades da Flórida em janeiro de 2019 se revelou uma espécie completamente nova. E já é considerado ameaçado, dizem os cientistas.

Quando o cadáver do gigante apareceu ao longo de Sandy Key – abaixo do peso com um pedaço de plástico duro em seu intestino – os cientistas pensaram que era uma subespécie da baleia Bryde (pronuncia-se “broodus”), uma espécie de baleia barbatana do mesmo grupo que inclui baleias jubarte e azuis. Essa subespécie foi chamada de baleia de Rice. Agora, após a análise genética de outras baleias de Rice, juntamente com um exame do crânio da baleia Everglades, os pesquisadores pensam que, em vez de uma subespécie, a baleia de Rice é uma espécie inteiramente nova que vive no Golfo do México.

A descoberta, detalhada em 10 de janeiro na revista Marine Mammal Science, também significa que há menos de 100 membros dessa espécie vivendo no planeta, tornando-os “criticamente ameaçados de extinção”, de acordo com um comunicado da National Oceanic and Atmospheric Administration ( NOAA).

De acordo com o estudo, os pesquisadores analisaram registros da baleia Bryde no Caribe e no grande Oceano Atlântico e concluíram que as baleias que avistaram eram evidências “de uma espécie não descrita de Balaenoptera do Golfo do México”.

A principal autora do estudo, Patricia Rosel, e sua coautora, Lynsey Wilcox, ambos do Southeast Fisheries Science Center, completaram os primeiros testes genéticos dessa baleia em 2008, descobrindo que o crânio da baleia do arroz era diferente do das baleias de Bryde.

Além de terem crânios diferentes, as baleias de Rice são ligeiramente diferentes em tamanho das baleias de Bryde, mostrou a nova análise. Eles podem pesar até 60.000 libras (27.215 quilogramas) e crescer até 42 pés (12,8 metros) de comprimento, de acordo com a NOAA, enquanto as baleias de Bryde são conhecidas por atingirem mais de 50 pés (15,2 m) e pesar mais de 55.000 libras ( 24.947 kg).

Rosel e seus colegas acham que as baleias da nova espécie podem viver aproximadamente 60 anos, mas, como são tão poucas, os pesquisadores precisam de mais observações sobre as baleias para ter uma ideia melhor de sua expectativa de vida.

Devido à sua localização no Golfo do México, as baleias de Rice são particularmente vulneráveis a derramamentos de óleo, ataques de navios e exploração e produção de energia, acrescentou a NOAA.

Publicado em 04/02/2021 20h39