14.000 espécies de invertebrados perderam habitat nos incêndios florestais da Austrália

Um caddisfly. Um tipo de inseto encontrado em NSW e Victoria está entre os invertebrados que, segundo um novo relatório, devem ser listados como ameaçados após os incêndios florestais de verão negro na Austrália de 2019-20. Fotografia: Edward Tsyrlin / John Gooderham

Cientistas dizem que os animais são vitais para o ecossistema e o número real de afetados pode ser muito maior

Mais de 14.000 espécies de invertebrados perderam habitat durante os incêndios florestais de 2019-20 na Austrália, de acordo com uma análise pós-incêndio que recomendou o dobro do número de espécies listadas como ameaçadas.

A pesquisa, preparada para o governo federal por cientistas do Programa Nacional de Ciências Ambientais (NESP), constatou que o número de insetos, aranhas, vermes e outros invertebrados afetados pelo desastre foi muito maior do que o número de vertebrados impactados.

Mas esse fato foi amplamente esquecido devido ao foco em animais mais populares, como o coala.

L gracilipes, uma das espécies de abelhas avaliadas como “vulneráveis”. Descobriu-se que os incêndios florestais de “verão negro” da Austrália ameaçaram 11 espécies de abelhas.

Os incêndios florestais de “verão negro” da Austrália empurraram 11 espécies de abelhas para mais perto da extinção

O estudo do NESP avisa que o número real provavelmente será muito maior do que 14.000, porque muitos invertebrados australianos não estão descritos ou não têm dados disponíveis para medir os declínios.

Pelo menos um animal, a cochonilha Banksia montana no oeste da Austrália, é considerado provavelmente extinto como resultado dos incêndios de verão negro naquele estado.

“Se você olhar para os animais mais afetados pelos incêndios, cerca de 95% deles são invertebrados”, disse John Woinarski, professor da Universidade Charles Darwin e um dos autores da pesquisa. “E tem recebido muito pouca atenção do público.”

A Austrália tem 111.233 espécies descritas de invertebrados terrestres e de água doce. Embora recebam menos atenção do que os mamíferos e pássaros únicos da Austrália, eles desempenham papéis importantes no ecossistema, como polinização ou como fonte de alimento para animais maiores.

Outros são detritívoros que quebram os detritos do ecossistema – como a serapilheira – o que faz com que os nutrientes voltem ao solo, promovendo o crescimento das plantas e reduzindo as cargas de combustível para o fogo.

Os cientistas foram capazes de usar os registros existentes e mapas de fogo para compilar dados suficientes para 32.164 invertebrados, enquanto observaram que, para algumas espécies com as quais eles estavam trabalhando, havia apenas um ou dois registros conhecidos de sua existência.

Os cientistas descobriram que 14.159 – aproximadamente metade dessas espécies – tiveram pelo menos algum habitat queimado pelos incêndios, com 1.209 tendo 50% de seu alcance conhecido queimado por incêndios de qualquer gravidade ou 30% por incêndios de alta gravidade.

Funcionários da US Fish and Wildlife afirmaram que não houve avistamentos definitivos do pica-pau-bico-de-marfim desde 1944 e “não há evidência objetiva” de sua existência continuada.

É muito cedo para declarar extinto o pica-pau-bico-de-marfim?

Consulte Mais informação

Desses 1.209, os cientistas tinham dados suficientes para recomendar que o governo adicionasse 60 espécies à lista de invertebrados ameaçados nacionalmente da Austrália, que atualmente totaliza 63.

Jess Marsh, um cientista da Ilha Kangaroo e coautor da pesquisa, disse que os 60 que eles recomendaram para a lista eram “apenas aqueles que conhecemos” – o que significa que havia dados suficientes disponíveis para torná-los elegíveis para uma avaliação pelos ameaçados comitê científico da espécie.

Cabe ao comitê considerar essas espécies antes de fazer uma recomendação ao governo federal sobre se elas devem ser listadas como ameaçadas pela Lei de Proteção Ambiental e Conservação da Biodiversidade.

“Muitas espécies que são provavelmente as mais vulneráveis não seriam elegíveis porque não há dados suficientes”, disse Marsh.

Entre os invertebrados que os cientistas recomendados para listar estavam a aranha assassina da Ilha Kangaroo, milípedes do gênero Atelomastix na Austrália Ocidental e um tipo de caddisfly encontrado em New South Wales e Victoria cujas larvas vivem na água e são sensíveis às mudanças químicas causadas pelo fogo .

Marsh pesquisou a aranha assassina da Ilha Kangaroo por vários anos. É uma das várias espécies antigas de aranhas assassinas encontradas na Austrália, assim chamadas porque comem outras aranhas. Às vezes, são chamadas de aranhas pelicanas por sua aparência incomum, que lembra o formato de uma ave aquática.

Eles são considerados vulneráveis ao fogo porque vivem em serapilheira encontrada em vegetação baixa, que tem maior probabilidade de queimar quando ocorrem incêndios florestais.

Antes dos incêndios na Ilha Kangaroo, a aranha assassina da ilha era conhecida apenas por um local, que foi completamente destruído no desastre de 2019-20.

Marsh disse que dois espécimes foram descobertos em outro local a 4 km de distância.

Ela disse que destacou um problema comum a muitos invertebrados – que as áreas de habitat às vezes são tão pequenas que um único incêndio pode ser suficiente para afetar a espécie inteira.

Libby Rumpff, outra co-autora da Universidade de Melbourne, disse que o trabalho também destacou a dificuldade de conservação das espécies chamadas de “deficientes em dados” que atraíram pouca atenção ou financiamento.

“Se você é rotulado como deficiente em dados, é colocado em uma caixa e só tem que esperar que alguém faça algo a respeito”, disse ela.

“Muitos invertebrados são pouco conhecidos porque são raros ou têm distribuições restritas e porque há tendência para vertebrados e os grupos mais carismáticos.”

Marsh disse que esperava que a análise levasse a um repensar das abordagens de conservação para os invertebrados da Austrália. Isso poderia incluir o planejamento de conservação em um nível de paisagem que protegesse áreas inteiras de habitat com altos níveis de invertebrados endêmicos, disse ela.

Tal abordagem pode significar “podemos proteger as espécies que conhecemos, mas também aquelas que não conhecemos”.

“Os invertebrados foram esquecidos e não foram avaliados pela opinião pública até os tomadores de decisão. Isso precisa mudar”, disse Marsh. “Precisamos encontrar um caminho a seguir para incluir invertebrados no planejamento de conservação.”

Woinarski disse que se mesmo as 60 espécies que eles recomendaram fossem listadas como ameaçadas, isso representaria uma mudança profunda no status de conservação dos invertebrados da Austrália.

Ele disse que havia outras espécies que a Austrália poderia estar perdendo sem saber disso.

“Invertebrados são a essência da vida. Eles são o fulcro de muitas das cadeias alimentares na Austrália. Se você encher a comunidade de invertebrados, inevitavelmente haverá consequências para outras coisas além daquelas espécies sozinha.”

Publicado em 21/10/2021 15h09