Três dos mais emocionantes telescópios espaciais planejados para lançamento até 2034

Novos telescópios nos farão ver melhor, mais longe e mais para trás no tempo

O tão aguardado Telescópio Espacial James Webb será lançado em breve. Mas com muitos outros instrumentos de astronomia épicos planejados nos próximos anos, a diversão está apenas começando

Enquanto 2021 se aproxima do fim, os olhos dos astrônomos estão fixos firmemente no Telescópio Espacial James Webb (JWST), que deve ser lançado no final de dezembro. É um dos instrumentos científicos mais esperados de todos os tempos e promete nos dar uma incrível nova visão do universo primitivo e da atmosfera de planetas alienígenas circulando outras estrelas.

Mas o JWST está longe de ser o fim da história. Na próxima década, mais ou menos, verá muitos outros observatórios inovadores serem iniciados. Aqui estão três das perspectivas mais interessantes.

ESA / ATG medialab

Planetary transits and Oscillations of Stars (PLATO)

Data de lançamento prevista: 2026

Este projeto da Agência Espacial Europeia vasculhará um milhão de estrelas em busca de manchas em sua luz que revelem a presença de um planeta em órbita. Tipos semelhantes de telescópios anteriores só foram capazes de ver planetas que estão perto de suas estrelas e, portanto, passam na frente deles com frequência. Platão permanecerá em cada estrela por mais tempo e assim terá a chance de detectar planetas mais distantes de sua estrela, com um período orbital mais longo. Em particular, a missão está focada em tentar detectar sinais de exoplanetas rochosos na zona habitável, a estreita região de um sistema estelar em que as temperaturas são adequadas para a água líquida. Ele também tem as ferramentas para caracterizar tais mundos, fornecendo pistas de como eles podem ser semelhantes à Terra.

NASA

Nancy Grace Roman Space Telescope

Data de lançamento prevista: 2025

Como o Telescópio Espacial James Webb, o Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, batizado em homenagem à primeira executiva da NASA, observará principalmente a radiação infravermelha. Mas enquanto o JWST se concentra nos detalhes, o Roman está indo para o quadro geral. O telescópio tem um campo de visão panorâmica mais de 100 vezes maior do que o do JWST. Durante seus primeiros cinco anos, Roman terá imagens de mais de 50 vezes mais do que o Telescópio Espacial Hubble coberto em seus primeiros 30 anos. Isso permitirá que ele faça os primeiros mapas infravermelhos de campo amplo do céu. Espera-se que isso ajude a resolver mistérios como a verdadeira identidade da matéria escura e da energia escura. Os astrônomos podem ver a influência dessas substâncias no universo, mas não foram capazes de explicar o que são.

ESA

Laser Interferometer Space Antenna(LISA)

Data de lançamento prevista: 2034

Detectamos pela primeira vez ondas gravitacionais, ondulações na estrutura do espaço, em 2015. Até agora, vimos ondas de buracos negros e colisões de estrelas de nêutrons. LISA, uma missão liderada pela Agência Espacial Europeia, será um detector de ondas gravitacionais muito maior do que os existentes baseados em terra. Consistirá em três espaçonaves posicionadas a 2,5 milhões de quilômetros uma da outra em uma formação triangular. Este detector espacial será sensível a ondas gravitacionais com frequências extremamente baixas. Entre outras coisas, poderia nos permitir localizar planetas em outras galáxias apenas pela maneira sutil como eles influenciam as ondas gravitacionais produzidas por suas estrelas-mãe. Até agora, todas as descobertas confirmadas de exoplanetas ocorreram em nossa própria galáxia, a Via Láctea.

Publicado em 11/12/2021 16h38