Psique de asteróide: US 10.000 quatrilhões ou uma pilha de entulho?

Conceito artístico do asteróide Psyche. Uma nave espacial será lançada em direção a este asteróide em 2022, para chegar em 2026. Imagem via Maxar / ASU / P. Rubin / NASA / JPL-Caltech.

Em 2022, a NASA lançará uma missão ao asteróide conhecido como 16 Psyche. É nossa primeira missão em um mundo que não é principalmente rochoso ou gelado, mas sim metálico. Cientistas disseram que Psique pode ser o núcleo de metal exposto de um planeta primitivo que não se formou. Eles estimam seu valor em US $ 10.000 quatrilhões. Agora, um novo estudo sugere outra coisa.

Em 9 de junho de 2021, cientistas da Universidade do Arizona anunciaram os resultados de um novo estudo, sugerindo que o asteróide Psique pode não ser o esperado. Pode não ser tão metálico ou denso como os cientistas pensavam. Em vez disso, esses cientistas disseram:

Em vez de ser um núcleo intacto exposto de um planeta primitivo, pode realmente estar mais perto de uma pilha de entulho.

O estudo do Planetary Science Journal revisado por pares publicou este estudo em 12 de maio de 2021.

O estudo – liderado por David Cantillo, da Universidade do Arizona – descobriu que Psique é 82,5% metal, 7% piroxênio com baixo teor de ferro (minerais formadores de rocha) e 10,5% condrita carbonáceo (pedregoso). Sua densidade aparente, ou porosidade, é de cerca de 35%. Esses números marcam Psiquê como menos metálico e mais poroso do que estudos anteriores. Estimativas anteriores tinham Psiquê em até 95% de metal e significativamente menos denso. Cantillo comentou em uma declaração:

Essa queda no conteúdo metálico e na densidade aparente é interessante porque mostra que o 16 Psyche está mais modificado do que se pensava anteriormente.

As novas estimativas apontam que Psiquê é uma “pilha de escombros” em vez de um núcleo planetário falido. Uma composição de pilha de escombros tornaria Psique mais semelhante a outros asteróides em nosso sistema solar, como o recentemente visitado asteróide Bennu. Cantillo disse:

Psiquê como uma pilha de entulho seria muito inesperado, mas nossos dados continuam a mostrar estimativas de baixa densidade, apesar de seu alto conteúdo metálico … Ter um conteúdo metálico mais baixo do que se pensava significa que o asteróide poderia ter sido exposto a colisões com asteróides contendo o mais comum condritos carbonosos, que depositaram uma camada superficial que estamos observando.

Conceito artístico do asteroide Psyche sendo visitado por uma nave espacial, criado para a proposta da missão Psyche inicial para o Programa de Descoberta da NASA em 2014. Naquela época, pensava-se que Psiquê era considerado o núcleo de metal exposto de um planeta primitivo. Agora está sendo chamado de “pilha de entulho”. Imagem via Corby Waste / NASA / JPL-Caltech.

O Psique é GRANDE, para um asteróide

Quando os astrônomos começaram a encontrar os primeiros asteróides, em 1800, é claro que eles encontraram os maiores e mais brilhantes primeiro. Psique foi o 16º asteróide a ser descoberto, em 17 de março de 1852. Psiquê é o tamanho do estado de Massachusetts, ou o país da Eslovênia. Ele contém 1% de todo o material do cinturão de asteróides.

O nome asteróide significa semelhante a uma estrela. Os asteróides receberam esse nome porque pareciam pequenas estrelas através dos primeiros telescópios. Agora os cientistas podem estudar asteróides próximos usando radar. Mas um asteróide distante como Psique – que orbita no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter – é uma história diferente. Astrônomos determinaram a composição e a porosidade de Psiquê analisando a luz solar refletida em sua superfície. A equipe de Cantillo usou um método diferente. A equipe recriou os materiais da superfície do asteróide em um laboratório. Eles misturaram ingredientes diferentes até que os padrões de luz que mediam correspondessem aos das observações telescópicas de Psiquê.

E assim eles obtiveram os resultados surpreendentes: a psique não é tão metálica ou densa quanto o esperado. Os cientistas esperariam uma porosidade maior em um asteróide como o Bennu. Isso porque Bennu tem apenas o tamanho do Empire State Building e não tem uma autogravidade forte o suficiente para se agrupar com firmeza.

Por outro lado, os astrônomos esperavam que um grande asteróide como Psique fosse menos poroso e menos parecido com, bem, entulho.

Quando saberemos? Os cientistas aprenderão a verdadeira metalicidade de Psique e sua verdadeira densidade em 2026, quando a missão da NASA chegar a este asteróide. Cantillo disse:

A oportunidade de estudar um núcleo exposto de um planetesimal é extremamente rara, e é por isso que eles estão enviando a missão da nave espacial para lá. Mas nosso trabalho mostra que 16 Psyche é muito mais interessante do que o esperado.

Psique de asteróide de US $ 10.000 quatrilhões?

A propósito, você não pode (no momento) colocar um preço real em objetos como asteróides. Mas muitos tentaram estimar o valor do asteróide Psique, com sua composição rica em metal. Uma estimativa sugere que o objeto maciço rico em metal vale $ 10.000 quatrilhões (isto é, 15 zeros a mais), mais do que toda a economia da Terra.

Se Psiquê não for tão densa quanto se acreditava, essa estimativa cairá.

Ainda assim, para os cientistas, Psique permanecerá … sem preço.

Conclusão: Novas estimativas sugerem que o asteroide Psique é menos metálico e denso do que se pensava anteriormente. Portanto, pode não ser um núcleo planetário falido, mas uma pilha de entulho.

Publicado em 19/06/2021 12h32