O Cometa de 12.800 anos

Novas evidências científicas sugerem que um cometa atingiu a Terra e a deixou “em chamas” há cerca de 12.800 anos

Esse foi um evento global catastrófico sem precedentes que deixou marcas enormes no planeta e na civilização.

Os cientistas descobriram recentemente evidências paleontológicas no sul do Chile, que apoiam as teorias anteriores de que um enorme evento de impacto cósmico ocorreu há cerca de 12.800 anos, fazendo com que o “mundo se incendiasse”.

“Esse evento foi muito mais extremo do que eu pensava quando comecei este trabalho”, observou James Kennett, professor emérito de geologia da UC Santa Barbara.

“Quanto mais trabalho é feito, mais extremas condições aparecem.”

A chave para aprender o que exatamente aconteceu é a Hipótese do Impacto de Youngas Dryas, que sugere que um cometa fragmentado colidiu com a Terra cerca de 12.800 anos atrás.

Este impacto cósmico mudou o planeta causando rápidas mudanças climáticas, extinção de megafauna, diminuição repentina da população humana, bem como mudanças culturais e incêndios florestais generalizados (uma queima de biomassa).

Esse evento, chamado de Younger Dryas,  pode ter provocado mudanças abruptas no clima, particularmente um rápido resfriamento do Hemisfério Norte em meio a uma tendência global de aquecimento global e derretimento das placas de gelo.

Esta imagem mostra as mudanças de temperatura, determinadas como temperaturas, tomadas da região central da camada de gelo da Groenlândia durante o Pleistoceno Superior e Início do Holoceno.

Mas um novo estudo publicado na revista Nature Scientific Reports, Kennett e seus colegas, liderados pelo paleontólogo chileno Mario Pino, expande a “Hypothesis Younger Dryas Impact” como nunca antes.

O novo artigo oferece novas evidências de um impacto cósmico, mas localizado muito ao sul do equador, o que pode ter provocado a queima maciça de biomassa, as mudanças climáticas e as extinções da megafauna, há quase 12.800 anos.

“Identificamos a camada YDB em altas latitudes no hemisfério sul, próxima a 41 graus ao sul, perto da ponta da América do Sul”, disse o professor Kennett.

“Esta é uma grande expansão da extensão do evento YDB.”

E isso porque a grande maioria das evidências até o momento foi descoberta predominantemente no hemisfério norte.

Evolução das temperaturas no período pós-glaciar, mostrando temperaturas muito baixas para a maioria do período Younger Dryas, subindo rapidamente para atingir o nível do Holoceno. Baseado em núcleos de gelo da Groenlândia.

Evidências para apoiar a hipótese foram encontradas quando um grupo de pesquisadores chilenos analisando camadas de sedimentos em um conhecido sítio paleontológico e arqueológico do Quaternário, Pilauco Bajo, encontrou mudanças conhecidas como associadas ao evento de impacto do YDB.

Os cientistas descobriram a camada de “tapete preto”, com cerca de 12.800 anos de idade que estranhamente coincidiu com o tempo em que os fósseis de megafauna do Pleistoceno Sul-Americano desapareceram e ocorreram mudanças extremas na vegetação regional.

A data também coincide com o desaparecimento de artefatos humanos.

“Como o sequenciamento desses eventos se parecia com o que já havia sido descrito nos documentos do YDB para a América do Norte e a Europa Ocidental, o grupo decidiu executar análises de camadas próximas relacionados ao impacto em busca da camada YDB”, explicou Kennett.

Os cientistas finalmente descobriram as esférulas microscópicas que se acredita terem sido fundidas após serem expostas a temperaturas extremamente altas expostas ao impacto.

Além disso, os cientistas descobriram que as esférulas continham concentrações máximas de platina e ouro e partículas nativas de ferro, que os cientistas dizem ser raramente encontradas na natureza.

“Entre as esférulas mais importantes estão aquelas que são ricas em cromo”, explicou Kennett.

Descobriu-se que as esférulas do sítio Pilauco contêm um nível incomum de cromo, um elemento que não é encontrado nas esférulas de impacto YDB do Hemisfério Norte, mas na América do Sul.

“Acontece que as rochas vulcânicas no sul dos Andes podem ser ricas em cromo, e essas rochas forneceram uma fonte local para este cromo”, acrescentou.

“Assim, os fragmentos do cometa também devem ter atingido a América do Sul”.

Esse cometa deve ser a causa da extinção da megafauna de mamutes, mastodontes e outros da América do Sul