Segundo mundo alienígena detectado no sistema planetário HD 83443

Imagem via Unsplash

Os astrônomos relatam a descoberta de outro exoplaneta em torno de uma estrela próxima conhecida como HD 83443. O recém-descoberto mundo extra-solar é um planeta com a massa de Júpiter orbitando seu hospedeiro em uma órbita altamente excêntrica de 22 anos. A descoberta foi detalhada em um artigo publicado em 12 de abril no servidor de pré-impressão arXiv.

Localizada a cerca de 133 anos-luz de distância, HD 83443 é uma estrela K0 de massa solar, com mais de duas vezes a metalicidade do sol. A idade desta estrela é estimada em 2,64 bilhões de anos e sua temperatura efetiva é de cerca de 5.429 K. HD 83443 é conhecido por hospedar um exoplaneta “Júpiter quente” (designado HD 83443 b), com uma massa de cerca de 0,41 massas de Júpiter, que orbita aproximadamente a cada três dias.

Agora, uma equipe de astrônomos liderada por Adriana Errico, da University of Southern Queensland, na Austrália, relata a detecção de outro planeta gigante orbitando HD 83443, o que foi sugerido por estudos anteriores. A descoberta é resultado da análise de dados de velocidade radial de quatro instrumentos, a saber: o University College London Echelle Spectrograph (UCLES) no Telescópio Anglo-Australiano de 3,9 m (AAT), o High Resolution Echelle Spectrometer (HIRES) no Keck Telescope, o High Accuracy Radial velocity Planet Searcher (HARPS) no telescópio ESO La Silla 3.6m, e também o conjunto de telescópios MINERVA-Australis no Observatório de Mount Kent.

“O HD 83443 foi observado por quatro instrumentos precisos de velocidade radial abrangendo uma linha de base de mais de 22 anos. Aqui damos detalhes sobre as observações de cada instrumento”, escreveram os pesquisadores no artigo.

Os dados observacionais para HD 83443, codificados por cores da seguinte forma: Azul claro – AAT, Verde – HIRES/Keck, Azul – pré-correção HARPS, Vermelho – pós-correção HARPS, Laranja – Minerva-Australis ThAr e Roxo – Minerva-Australis iodo. O painel mostra os dados para o planeta de longo período HD 83443 c. Crédito: Errico et al., 2022.

O mundo alienígena recém-descoberto recebeu a designação HD 83443 c. Os resultados sugerem que este planeta tem uma massa dinâmica de cerca de 1,5 massas de Júpiter e orbita seu hospedeiro a cada 22,6 anos, a uma distância de aproximadamente 8 UA.

Os astrônomos sublinharam que HD 83443 c orbita sua estrela-mãe em uma órbita extraordinariamente altamente excêntrica, medida em 0,76. De acordo com os autores do estudo, essa alta excentricidade sugere que um evento de espalhamento pode ter enviado HD 83443 b para sua órbita próxima, deixando HD 83443 c em um caminho amplo e excêntrico. Eles até supõem que um terceiro planeta menos massivo (com uma massa inferior a 0,4 massas de Júpiter) pode ter participado da dispersão e foi ejetado.

Os pesquisadores observaram que HD 83443 é um exemplo raro e fascinante de um sistema bem caracterizado contendo tanto um Júpiter quente quanto um planeta gigante altamente excêntrico. Além disso, HD 83443 c acaba sendo até agora o companheiro mais distante e de maior excentricidade de um Júpiter quente.

Resumindo os resultados, os astrônomos enfatizam a necessidade de mais estudos desse sistema para esclarecer melhor as propriedades do planeta recém-descoberto. Eles sugerem que o HD 83443 c pode até ser um alvo se futuras missões espaciais de imagem direta.

“Embora a estrela hospedeira esteja um pouco distante (cerca de 41 pc) e fraca (V mag – 8), o planeta poderia ser fotografado por futuras missões de imagem direta quando se aproximar do periapsis, o que acontecerá em cerca de 10 anos, graças à sua alta taxa de fluxo planeta-estrela”, concluíram os autores do artigo.

Publicado em 24/04/2022 20h50