Missão TESS atinge marco de 5.000 candidatos a exoplanetas

Um mapa do céu agora está repleto de mais de 5.000 candidatos a exoplanetas da missão TESS da NASA. O TESS Science Office no MIT lançou o lote mais recente de TESS Objects of Interest (grandes pontos laranja no mapa) em 21 de dezembro, aumentando o catálogo para este marco de 5.000 contagens.

Créditos: Imagem cortesia de NASA/MIT/TESS.

Catálogo de candidatos a planetas quase dobra de tamanho durante 2020-21.

O catálogo de candidatos a planetas encontrados com o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA ultrapassou recentemente 5.000 TOIs, ou TESS Objects of Interest.

O catálogo vem crescendo de forma constante desde o início da missão em 2018, e o lote de TOIs que aumentam o catálogo para mais de 5.000 vem principalmente da Faint Star Search liderada pela pós-doutoranda do MIT Michelle Kunimoto.

Kunimoto reflete: “Desta vez, no ano passado, o TESS encontrou pouco mais de 2.400 TOIs. Hoje, o TESS atingiu mais que o dobro desse número – um grande testemunho da missão e de todas as equipes que vasculham os dados em busca de novos planetas. Estou animado para ver milhares mais nos próximos anos!”

Agora em sua missão estendida, o TESS está observando o Hemisfério Norte e o plano da eclíptica, incluindo regiões do céu anteriormente observadas pelas missões Kepler e K2. Os TOIs adicionados no final de dezembro são do terceiro ano da missão TESS, que decorreu de julho de 2020 a junho de 2021. O TESS observou novamente o céu visível no Hemisfério Sul da Terra, revisitando estrelas observadas pela primeira vez no início da missão em 2018 .

Katharine Hesse, gerente de TOI, comenta: “Com dados do primeiro ano da missão estendida, encontramos dezenas de candidatos adicionais a TOIs encontrados durante a missão principal. Estou animado para ver quantos sistemas multiplanetários podemos encontrar durante o resto da missão estendida e nos próximos anos com o TESS.” Extensões planejadas da missão TESS para 2025 e além devem revelar muitos outros novos candidatos a planetas.

Descobrir mais candidatos a planetas e adicioná-los ao Catálogo de Objetos de Interesse do TESS é o primeiro passo. Nos próximos meses, astrônomos de todo o mundo estudarão cada um desses TOIs para confirmar se são planetas genuínos, e o catálogo de exoplanetas confirmados da missão TESS (175 em 20 de dezembro) continuará a crescer.

TESS é uma missão da NASA Astrophysics Explorer liderada e operada pelo MIT em Cambridge, Massachusetts, e gerenciada pelo Goddard Space Flight Center da NASA. Parceiros adicionais incluem Northrop Grumman, com sede em Falls Church, Virgínia; Centro de Pesquisa Ames da NASA no Vale do Silício da Califórnia; o Centro de Astrofísica | Harvard e Smithsonian em Cambridge, MA; Laboratório Lincoln do MIT; e o Space Telescope Science Institute em Baltimore. Mais de uma dúzia de universidades, institutos de pesquisa e observatórios em todo o mundo participam da missão.

Publicado em 23/01/2022 07h41