Tumba grega subterrânea descoberta na Itália usando raios cósmicos

Imagem ilustrativa de um túmulo subterrâneo.

(crédito da foto: PXFUEL)

#Subterrâneo #Sarcófago #Grega #Tumba

O enterro subterrâneo encontrado tem aproximadamente 2.500 anos, mas os pesquisadores não conseguiram acessar todos os enterros gregos antes.

Um antigo assentamento grego que remonta a 2.500 anos foi descoberto sob Nápoles, na Itália, usando raios cósmicos e lasers, de acordo com um estudo recente.

O estudo, publicado na revista científica Scientific Reports no mês passado, afirma que catacumbas de cristãos que viveram lá durante a era romana também foram descobertas. A descoberta foi localizada especificamente no bairro “Sanità”, próximo ao centro da cidade.

O estudo observou que os pesquisadores que participaram tinham conhecimento prévio dos túmulos gregos, mas não foram capazes de acessá-los até que os raios cósmicos lhes permitissem espiar os locais históricos sem cavar. Ele também passa pelo processo dos pesquisadores ao detalhar o uso da muografia para detectar vazios subterrâneos que eram desconhecidos dos arqueólogos.

O que é um múon?

Um múon é uma partícula subatômica com massa maior que um elétron e seus rastros foram registrados usando tecnologia de emulsão nuclear, e múons são produzidos pelos raios cósmicos na atmosfera da Terra.

Os pesquisadores usaram detectores capazes de detectar múons, que são “partículas carregadas de alta energia produzidas por raios cósmicos” e foram instalados no subsolo a uma profundidade de 18 metros. Isso foi feito para medir ao longo de várias semanas o fluxo de múons.

A Lua e a Atmosfera da Terra (crédito: NASA)

Os locais provavelmente datam de quando a cidade de Nápoles era originalmente chamada de “Cumae”, afirma o estudo. Também atendia pelo nome de Neapolis (Cidade Nova).

Esta não foi a única descoberta arqueológica inovadora em Nápoles no mês passado, já que um relatório da semana passada afirmou que restos de um antigo templo submerso no Mediterrâneo ocidental na costa de Nápoles foram encontrados por pesquisadores de duas universidades com sede na cidade italiana. O templo nabateu foi dedicado ao deus Dushara e acredita-se que remonta a uma época em que o povo nabateu vivia na Península Phlegrean.

Publicado em 07/05/2023 23h30