Múmia mais antiga do mundo encontrada em Portugal

Arqueólogos acreditam que um cadáver humano foi mumificado depois de ser amarrado e dessecado por várias semanas para facilitar o transporte. (Crédito da imagem: Peyroteo-Stjerna et al/European Journal of Archaeology)

Fotos anteriormente não reveladas revelam sinais de mumificação de 8.000 anos – a evidência mais antiga encontrada em qualquer lugar do mundo.

Cerca de 60 anos atrás, um arqueólogo tirou fotos de vários esqueletos enterrados em sepulturas de 8.000 anos no sul de Portugal. Agora, uma nova análise dessas fotos anteriormente não reveladas sugere que as múmias humanas mais antigas não vêm do Egito ou mesmo do Chile, mas sim da Europa.

Mais de uma dúzia de corpos antigos foram encontrados no Vale do Sado, no sul de Portugal, durante escavações na década de 1960, e pelo menos um desses corpos foi mumificado, possivelmente para facilitar o transporte antes de seu enterro, disseram pesquisadores após analisar as imagens e visitar o local. cemitérios.

E há indícios de que outros corpos enterrados no local também possam ter sido mumificados, o que sugere que a prática poderia ter se difundido nessa região nessa época.

Procedimentos elaborados de mumificação foram usados no antigo Egito há mais de 4.500 anos, e evidências de mumificação foram encontradas em outras partes da Europa, datando de cerca de 1000 a.C. Mas a múmia recém-identificada em Portugal é a mais antiga já encontrada e antecede os detentores de recordes anteriores – múmias na região costeira do deserto do Atacama, no Chile – em cerca de 1.000 anos.

Embora a mumificação seja relativamente simples em condições muito secas, como o deserto do Atacama, é difícil encontrar evidências disso na Europa, onde condições muito mais úmidas significam que os tecidos moles mumificados raramente permanecem preservados, disse Rita Peyroteo-Stjerna, bioarqueóloga da Universidade de Uppsala em Suécia.

“É muito difícil fazer essas observações, mas é possível com métodos combinados e trabalho experimental”, disse ela à Live Science. Peyroteo-Stjerna é o principal autor de um estudo sobre a descoberta publicado este mês no European Journal of Archaeology.

Fotografias não reveladas

A evidência da mumificação vem de vários rolos de filme fotográfico encontrados entre os pertences de um arqueólogo português falecido, Manuel Farinha dos Santos, falecido em 2001.

Farinha dos Santos trabalhou em restos humanos escavados no Vale do Sado no início da década de 1960. Quando os pesquisadores do novo estudo desenvolveram as imagens, descobriram fotografias em preto e branco de 13 enterros do Mesolítico, ou Idade da Pedra Média.

Embora alguma documentação e mapas desenhados à mão do local estivessem no Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, estas fotografias eram até então desconhecidas e deram aos arqueólogos uma oportunidade única de estudar os sepultamentos, disse Peyroteo-Stjerna.

Depois de usar as fotografias para reconstruir os sepultamentos nos dois locais, os cientistas observaram que os ossos de um esqueleto estavam “hiperflexionados” – ou seja, os braços e as pernas haviam sido movidos além de seus limites naturais – o que indicava que o corpo havia sido amarrado com ligações agora desintegradas que foram apertadas após a morte do indivíduo.

Além disso, eles notaram que os ossos do esqueleto ainda estavam articulados, ou presos e no lugar, após o enterro – em particular os ossos muito pequenos dos pés, que geralmente se desfazem completamente quando um corpo se decompõe, disse ela.

Também não havia sinais de que o solo da antiga sepultura tivesse se movido à medida que o tecido mole do corpo se decompusesse – um processo que encolhe o volume do corpo, resultando no sedimento circundante preenchendo os vazios deixados para trás – sugerindo que não havia tal decomposição.

1

Os arqueólogos foram capazes de reconstruir os locais de sepultamento a partir de descrições escritas, mapas desenhados à mão e fotografias recém-descobertas. (Crédito da imagem: Peyroteo-Stjerna et al/European Journal of Archaeology)

2

As fotografias dos sepultamentos são de escavações há cerca de 60 anos e nunca tinham sido vistas antes. (Crédito da imagem: Peyroteo-Stjerna et al/European Journal of Archaeology)

3

Fotografias de um dos esqueletos escavados em um sítio arqueológico no Vale do Sado mostraram sinais de que havia sido mumificado antes de ser enterrado há cerca de 8.000 anos. (Crédito da imagem: Peyroteo-Stjerna et al/European Journal of Archaeology)

4

Os pesquisadores aprenderam mais sobre o antigo método de mumificação estudando os resultados de mumificações forenses de cadáveres modernos. (Crédito da imagem: Peyroteo-Stjerna et al/European Journal of Archaeology)

5

O esqueleto do que se acredita ser a múmia mais antiga conhecida foi encontrado em um cemitério de 8.000 anos no Vale do Sado, em Portugal. (Crédito da imagem: Peyroteo-Stjerna et al/European Journal of Archaeology)

6

Os restos mortais de uma pessoa que viveu há cerca de 8.000 anos no que é hoje Portugal. (Crédito da imagem: Peyroteo-Stjerna et al/European Journal of Archaeology)

Tomados em conjunto, esses sinais indicavam que o corpo havia sido mumificado após a morte; o indivíduo provavelmente foi deliberadamente dessecado e, em seguida, progressivamente diminuído pelo aperto das amarras, disse ela.

Mumificação forense

A avaliação dos túmulos antigos também se baseou em descobertas de experimentos de decomposição humana realizados no Centro de Pesquisa de Antropologia Forense da Universidade Estadual do Texas, onde um dos pesquisadores estudou, disse Peyroteo-Stjerna.

Esses experimentos em cadáveres recentes mostraram quais passos os povos antigos provavelmente tomaram enquanto mumificavam o indivíduo no Vale do Sado, disse ela.

Parecia que a pessoa morta havia sido amarrada e provavelmente colocada em uma estrutura elevada, como uma plataforma elevada, para permitir que os fluidos de decomposição fossem drenados do contato com o corpo, escreveram os pesquisadores no estudo.

Também parecia que o procedimento de mumificação incluía o uso de fogo para secar o cadáver e que as amarras no corpo eram progressivamente apertadas ao longo do tempo, mantendo sua integridade anatômica enquanto aumentava a flexão dos membros, escreveram os pesquisadores.

Embora evidências de outros esqueletos antigos do mesmo local tenham sugerido que esses corpos foram tratados da mesma maneira, esses espécimes não mostram a mesma combinação de evidências, disse Peyroteo-Stjerna.

Se alguns dos mortos fossem trazidos de outros lugares para os locais do Vale do Sado para serem enterrados, como sugerem os pesquisadores, a mumificação – que resultou em cadáveres muito menores e mais leves – os tornaria mais fáceis de transportar, disse ela.

O arqueólogo Michael Parker Pearson, da University College London, que não fez parte da pesquisa do Vale do Sado, disse que sua equipe desenvolveu essas técnicas para identificar a mumificação em esqueletos pré-históricos há quase 20 anos: “Então é muito emocionante ver a prática reconhecida em outros lugares. na Europa”, disse.

A equipe de Parker Pearson havia encontrado evidências de mumificação em esqueletos de uma ilha na Escócia com cerca de 3.000 anos; e embora o esqueleto mumificado do Vale do Sado fosse muito mais antigo, pode não permanecer o mais antigo conhecido por muito tempo, disse ele à Live Science por e-mail.

Sugestões de mumificações de 10.000 anos foram encontradas em El Wad e Ain Mallaha, em Israel, e havia sinais de mumificações há 30.000 anos em Kosteni, na Bielorrússia. “Esses sites estão clamando pelo tipo de análise realizada neste novo estudo”, disse ele.

Publicado em 17/03/2022 12h42