Um cometa que atingiu a Terra 13.000 anos atrás mudou a civilização humana como a conhecemos?

Este sítio arqueológico no Arizona, nos EUA, mostra evidências do impacto de um cometa. (Crédito da imagem: Comet Research Group)

Poderia o impacto de um cometa devastador no passado distante da Terra ter mudado para sempre a civilização humana?

Os cientistas acreditam que um aglomerado de fragmentos de cometa pode ter se espatifado na superfície da Terra há 13.000 anos, no impacto mais catastrófico desde que o evento Chicxulub matou os grandes dinossauros da Terra há cerca de 66 milhões de anos. Em um novo estudo, uma equipe liderada por Martin Sweatman, cientista da Universidade de Edimburgo, na Escócia, investigou o impacto e como ele pode ter moldado as origens das sociedades humanas na Terra.

Embora o primeiro Homo sapiens tenha surgido entre 200.000 e 300.000 anos atrás, muito mais longe do que esse impacto, os pesquisadores descobriram que a queda do cometa na verdade coincidiu com mudanças significativas na forma como as sociedades humanas se auto-organizaram.

Os pesquisadores investigaram a teoria de que um cometa atingiu a Terra 13.000 anos atrás, analisando dados geológicos das áreas onde eles acham que pode ter atingido, ou seja, América do Norte e Groenlândia. Eles encontraram altos níveis de platina, evidência de temperaturas extremamente altas que poderiam ter derretido materiais no local e nanodiamantes, que os cientistas sabem que podem ser criados a partir de explosões e podem existir dentro de cometas.

Este trabalho baseia-se em pesquisas anteriores que sugeriram que um impacto significativo pode ter precedido o início do período Neolítico, a primeira parte da Idade da Pedra em que uma série de grandes desenvolvimentos na civilização humana ocorreram, incluindo avanços notáveis na agricultura, arquitetura e ferramentas de pedra.

Nesta época da história, os humanos no “Crescente Fértil”, que abrangia países que conhecemos hoje como Egito, Iraque e Líbano, estavam se mudando de estilos de vida nômades de caçadores-coletores para assentamentos mais permanentes.

“Esta grande catástrofe cósmica parece ter sido homenageada nos pilares de pedra gigantes de Göbekli Tepe [na Turquia], possivelmente o ‘primeiro templo do mundo’, que está relacionado com a origem da civilização no Crescente Fértil do sudoeste da Ásia. portanto, comece com um estrondo? ” Sweatman disse em um comunicado.

Embora o novo trabalho de estudo seja empolgante e sugestivo, a equipe reconhece que mais evidências e mais pesquisas são necessárias para entender melhor como esse impacto pode ter afetado o clima global e, em última instância, as civilizações humanas, de acordo com o comunicado.

Publicado em 27/06/2021 14h28