Fragmento de papiro de 1.600 anos contém o relato mais antigo da infância de Jesus

Fragmento de papiro contendo parte do Evangelho da Infância de Tomé (cortesia da Universitätsbibliothek Hamburg)

#Jesus #Papiro 

Fragmento do Evangelho extra-bíblico de Tomé da Infância descoberto em arquivo alemão contém a história do jovem Jesus dando vida a pássaros de barro no sábado

Foi revelado que um pequeno fragmento de papiro de 1.600 anos descoberto em um arquivo alemão contém a cópia mais antiga conhecida do Evangelho da Infância de Tomé, um texto cristão primitivo que descreve a infância de Jesus que já gozou de enorme popularidade, mas não foi canonizado em o Novo Testamento.

O fragmento, medindo cerca de 11 por 5 centímetros (4,3 por 2 polegadas), contém “um total de 13 linhas em letras gregas, cerca de 10 letras por linha, e é originário do antigo Egito tardio”, de acordo com um comunicado de imprensa da Universidade Humboldt de Berlim no início deste mês.

O fragmento de papiro, parte do arquivo da Biblioteca Estadual e Universitária de Hamburgo, foi descoberto depois de ter sido digitalizado e colocado online como parte de um projeto de digitalização em andamento.

Contém parte de uma história, da seção inicial do Evangelho da Infância de Tomé, na qual um jovem Jesus molda pássaros de barro e depois os dá vida.

“Quase esquecemos isso.

Este texto não é de um livro; provavelmente é um exercício de escrita.

Por esta razão, a escrita não é muito bonita e o fragmento é muito pequeno”, explicou o Dr. Lajos Berkes, do Instituto para o Cristianismo e Antiguidade da Humboldt-Universität, em Berlim.

“Encontramos a palavra Jesus, em grego.

Isso poderia figurar em uma carta normal de papiro? então vimos algumas outras palavras raras e pensamos que talvez fosse um texto literário”, disse Berkes, falando ao The Times of Israel via Zoom.

Ao cruzar o fragmento do texto com um banco de dados da literatura grega antiga, os pesquisadores conseguiram mostrar que o fragmento do papiro continha parte do Evangelho da Infância.

Berkes, juntamente com o professor Gabriel Nocchi Macedo, da Universidade de Liège, na Bélgica, publicaram as descobertas sobre o fragmento no início deste mês.

Ambos os estudiosos são pesquisadores acadêmicos e papirologistas, não teólogos, enfatizou Berkes.

“Este texto é de fato um texto evangélico apócrifo não canônico.

Hoje em dia, presume-se que o Evangelho da Infância de Tomé foi escrito no século II.

Nosso texto é do século IV ou início do V.

O Evangelho da Infância era extremamente popular.

Foi um texto muito querido”, disse Berkes.

Embora “as primeiras autoridades da Igreja não gostassem disso”, há uma “diferença entre o que a Igreja queria e o que o povo queria”, observou ele.

O fragmento do papiro contém parte de uma história conhecida como “Vivificação dos Pardais”, na qual “Jesus brinca no vau de um riacho caudaloso e molda doze pardais com o barro macio que encontra na lama.

Quando seu pai, José, o repreende e pergunta por que ele está fazendo tais coisas no sábado sagrado, Jesus, de cinco anos, bate palmas e dá vida às figuras de barro”, escreveram os pesquisadores.

Prof. Tony Burke da Universidade de York. (cortesia)

O que é o Evangelho da Infância”

O Evangelho da Infância de Tomé, considerado herético pelos primeiros líderes da Igreja, contém histórias do menino Jesus interagindo com sua família e vizinhos na cidade de Belém.

As histórias acontecem quando Jesus tinha entre cinco e 12 anos de idade, preenchendo uma lacuna na biografia de Jesus entre as narrativas do nascimento de Mateus e Lucas e a história de Lucas sobre Jesus no templo.

O Evangelho da Infância gozou de popularidade até a Idade Média e foram encontradas versões em siríaco, grego, latim, amárico e até irlandês, entre outras línguas.

A obra é mencionada por escritores cristãos a partir do segundo século EC.

Geralmente pensa-se que foi originalmente em grego, embora alguns estudiosos afirmem que foi composto em siríaco, a língua adjacente ao aramaico das primeiras comunidades cristãs siríacas.

Os cristãos coptas do Egito têm tradições sobre as andanças da Sagrada Família no Egito, incluindo locais de peregrinação ao longo do Nilo.

Apesar disso, e do fato de o fragmento de papiro recentemente descoberto ser originário do Egito, nenhuma versão do Evangelho da Infância de Tomé foi encontrada em copta.

No Evangelho da Infância, Jesus é mostrado como uma criança precoce, muitas vezes se metendo em problemas e depois usando seus poderes em desenvolvimento para evitar o desagrado de José.

Jesus é retratado usando suas habilidades milagrosas não apenas para criar vida e curar, mas também para matar várias crianças que o incomodam e fazer com que outras fiquem cegas.

Às vezes atribuído ao Apóstolo Tomé, um dos 12 discípulos originais de Jesus, o Evangelho da Infância não está diretamente relacionado ao Evangelho de Tomé, um documento cristão primitivo extra-bíblico diferente.

“É difícil dizer por que alguns textos não foram incluídos no Novo Testamento.

Às vezes pode ser simplesmente que tenham sido escritos tarde demais para serem considerados, ou que tenham sido valorizados por um grupo que os criadores do Novo Testamento não gostaram por uma razão ou outra”, disse Tony Burke, professor de Cristianismo Primitivo na York Universidade em Toronto.

“Mas com Tomé da Infância, temos uma série de observações sobre o texto feitas por escritores da Igreja do século IV ao IX, e eles desaprovam o texto apenas porque contradiz o Evangelho de João, que afirma que o primeiro milagre de Jesus foi a transformação da água em vinho em Caná”, disse Burke, respondendo por e-mail a perguntas do The Times of Israel.

“Portanto, Jesus não realizou milagres quando criança porque o Evangelho de João (que era altamente valorizado) diz que ele não o fez”, continuou Burke.

“Os leitores hoje presumem que o texto não foi aprovado porque não gostamos de como Jesus é retratado matando pessoas, mas isso não pareceu incomodar os primeiros cristãos.” A história da “Vivificação dos Pardais? é “encontrada também num texto do século II chamado Epístola dos Apóstolos, num resumo da vida de Jesus e nas Perguntas de Bartolomeu do século IV”, disse Burke.

“É possível que esses escritores conhecessem a história por meio da tradição oral, mas poderiam muito bem tê-la herdado da infância de Thomas.

Fora do Cristianismo, a história é encontrada também no Alcorão (Suratas 3 e 5) e numa versão do Toledoth Yeshu (um “anti-evangelho? judaico que diz coisas depreciativas sobre Jesus).

O que me interessa nos dois últimos exemplos é que eles mostram que os não-cristãos foram suficientemente expostos a esta história para considerá-la ‘genuína'”.

Muitas das histórias sobre Jesus no Evangelho da Infância “de alguma forma prenunciam o que ele faz quando adulto? em o Novo Testamento, disse Burke.

“Jesus é conhecido como alguém que ultrapassa os limites das práticas do sábado (ele curará as pessoas no sábado) e por realizar curas ou ressuscitações.

Nesta história, ele cria a vida (como Deus formando Adão do barro e o animando; então Jesus é equiparado a Deus), mas faz isso no sábado, assim como sua contraparte adulta.

Os leitores reconheceriam, portanto, na história o Jesus que conhecem a partir de textos sobre sua idade adulta”, disse Burke.

Existem quatro versões diferentes do Evangelho da Infância de Tomé em grego, a mais antiga das quais, antes desta última descoberta, foi encontrada num manuscrito do século XI.

Embora o novo fragmento seja de séculos anteriores, ele preserva apenas uma pequena porção e, portanto, “não muda dramaticamente o que sabemos do texto? este novo manuscrito é uma grande descoberta, mas não confirma nem refuta as opiniões consensuais dos estudiosos no texto”, observou Burke.

A Festa das Bodas de Caná, 1563, de Paolo Veronese, realizada pelo Museu do Louvre em Paris (domínio público)

Atenção mediática de todos os lados

Quando os investigadores publicaram os seus resultados no início deste mês, as suas descobertas receberam ampla cobertura em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, no que o autor Berkes chamou de “uma grande agitação”.

“Houve muitos mal-entendidos e questões políticas em torno disso, além de manchetes enganosas ou ambíguas.

Não reivindicamos nada, mas isso foi apresentado na mídia como uma nova tradição genuína de Jesus, ou que mostrava que o Cristianismo é uma mentira.

Houve muita controvérsia”, disse Berkes.

“Algumas pessoas queriam [usá-lo para] refutar a religião, ou outros nos atacaram, dizendo que queríamos refutar os Evangelhos”, embora “nós tenhamos comunicado muito claramente? que a descoberta era apenas um novo ângulo acadêmico sobre o grande corpus de apócrifos.

primeiros escritos cristãos, disse Berkes.

“As pessoas estão realmente interessadas em Jesus.

Estas histórias são muito interessantes e têm as suas origens, mas ninguém pensa que estas são tradições genuínas sobre a vida de Jesus”, acrescentou.

“Estou bastante surpreso com a atenção que esta descoberta em particular recebeu”, disse Burke, da Universidade de York.

Publicações sobre dois outros textos “espetaculares? recentes, o Evangelho de Judas e o Evangelho da Esposa de Jesus, também foram “fortemente promovidas”, algo que em última análise é bom para as instituições e estudiosos que trabalham na área, observou ele.

“A cobertura de todas as três descobertas tende sendo sensacionalista e certamente leva a reações extremas, mas os estudiosos que pesquisam estes textos nunca afirmam que o seu conteúdo é histórico (em outras palavras, não dizemos que Jesus realizou milagres quando criança, nós basta dizer que este texto afirma que sim)”, disse Burke.

Um mar de papiros

O fragmento em discussão aqui, descoberto no arquivo de Hamburgo, faz parte de um enorme volume de documentos em papiro que foram coletados no Egito e depois depositados em vários arquivos e bibliotecas ocidentais no final do século 19 e início do século 20, papirologista Berkes observou.

“Eles chegaram em caixas.

É comum que não tivessem bons registros…

depois de décadas na Alemanha, este só foi inventariado depois de 2001″, disse.

Embora as “grandes e espetaculares? descobertas já tenham sido feitas a partir das “centenas de milhares? de pedaços de papiro no Ocidente, as metodologias modernas e os avanços na tecnologia de digitalização abriram a porta para “muitas novas descobertas? pelos relativamente poucos estudiosos do seu país.

campo, ele disse.

“Coleções ainda menores podem ser interessantes, e esses restos geralmente são ignorados”, disse Berkes.


Publicado em 25/06/2024 10h07

Artigo original: